janele monae single 400x

Por Fabian Chacur

Mesmo na maior democracia do mundo, há inúmeras questões nebulosas e polêmicas acerca dos direitos ao voto e aos processos eleitorais. Esse é o tema do documentário All In: The Fight For Democracy, dirigido por Liz Garbus e Lisa Cortés e coproduzido por Stacey Abrams (veja o trailler aqui), exibido em algumas salas de cinema nos EUA e que a Amazon Prime Video promete disponibilizar em streaming no próximo dia 18 (sexta-feira).

Stacey Abrams foi líder da minoria da câmara dos representantes da Georgia (EUA), além de fundadora do grupo Fair Right Action, que defende as pessoas que são excluídas do direito ao voto por algumas barreiras legais. O documentário mostra todo o histórico eleitoral dos EUA, e traz seu foco exatamente nessas dificuldades impostas às minorias que tentam apenas desfrutar de seus direitos mais essenciais.

A música-tema do filme, Turntables, é interpretada pela excelente cantora e compositora Janele Monáe, de 34 anos, que a escreveu em parceria com Nathaniel Irvin III e George A. Peters e cuja produção ficou nas mãos de Nate “Rocket” Wonder e Roman GianArthur. Trata-se de uma canção incisiva, vibrante, que em seu clipe traz a cantora em ação e também cenas do documentário, com um resultado potente e envolvente.

Com mais de dez anos de carreira, Janele veio ao Brasil em duas ocasiões no ano de 2011, a primeira abrindo shows da saudosa Amy Winehouse e a outra para apresentação no Rock in Rio. Seu mais recente álbum, Dirty Computer (o terceiro de sua carreira), chegou ao 6º posto na parada americana, e sua mistura de soul, hip-hop, funk, pop e jazz é de primeiríssima linha.

Turntables (clipe)- Janene Monáe: