pele clipe acredita no veio 400x

Por Fabian Chacur

Em seus mais de 20 anos como atleta profissional, Pelé fez o suficiente para se consagrar como o eterno Rei do Futebol. Uma lenda que nunca será superada, com mais de mil gols marcados e tendo conquistado os mais importantes títulos que um jogador poderia almejar- e sempre mais de uma vez. Como forma de celebrar seus 80 anos de vida, o que ocorrerá na próxima sexta-feira (23), ele surpreende a todos com o lançamento nas plataformas digitais de Acredita no Véio (Listen To The Old Man), single gravado com os mexicanos Rodrigo Y Gabriela.

O envolvimento de Edson Arantes do Nascimento com a música se tornou folclórico, e inclui gravações com Elis Regina (um compacto de vinil em 1969 com as música Vexamão e Perdão Não Tem ), Jair Rodrigues e outros, além de uma hilariante música para uma campanha governamental, a célebre ABC, que sempre é lembrada quando o assunto é Pelé, o compositor.

Agora, no entanto, o craque da bola que não é exatamente um mestre da música nos apresenta uma faixa simplesmente irresistível, daquelas pragas que grudam em nossos ouvidos logo em sua primeira audição. A canção foi escrita em 2005, quando o Rei trabalhava com o tecladista, produtor e compositor Ruriá Duprat, e aguardava o momento de sair do baú. A inspiração é explicada por ele em texto enviado à imprensa:

“Escrevi essa porque quando eu jogava no Santos, o treinador falava que quando a gente perdia era nossa culpa, mas quando ganhávamos era a macumba que ajudou. A música brinca com isso – é claro, macumba não ganha nenhum jogo.”

O que deu consistência à história foi a participação de Rodrigo Y Gabriela, dupla mexicana de muito sucesso que em 2019 faturou um Grammy, o Oscar da música, com seu álbum Mettavolution. Tudo começou quando eles participaram de um álbum-tributo ao grande compositor Armando Manzanero, trabalho produzido pelo consagrado produtor Jorge Berlanga.

Rodrigo e Gabriela são fãs incondicionais de futebol, e ao saberem que Berlanga tinha uma longa amizade com Pelé, ficou no ar a possibilidade de uma parceria musical entre eles. E o resultado não podia ser sido melhor, com uma levada rítmica deliciosa aliada a uma letra bem divertida. As gravações foram feitas via internet, e os vocais do eterno camisa 10 do Santos e da Seleção Brasileira nunca soaram melhor. Acredite!

Para coroar a coisa toda, o clipe feito para divulgar a parceria é impecável e muito bem realizado, mesclando cenas de animação com alguns dos lances incríveis que Pelé protagonizou na Copa do Mundo de 1970 no México, para muitos o seu momento máximo no mundo da bola. A dupla mexicana dá a sua opinião sobre a parceria:

“Somos ambos grandes fãs de futebol. Quando crescemos na Cidade do México, ouvimos muitas histórias sobre Pelé e a lendária seleção brasileira que triunfou na Copa do Mundo de 1970 em nossa terra natal. Imagine nossa surpresa e alegria ao descobrir que Pelé não só é o maior jogador de futebol de todos os tempos, mas também é um cantor e compositor muito talentoso? É uma grande honra para nós colaborar com Pelé por ocasião do seu 80º aniversário.”

Acredita no Véio (clipe)- Pelé e Rodrigo Y Gabriela: