Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

DVD traz registro de Gonzaguinha em especial de 1981

gonzaguinha dvd emiPor Fabian Chacur

Gonzaguinha (1945-1991) aproveitou bem os breves anos em que esteve entre nós. Lançou ótimos discos, compôs dezenas de grandes clássicos da MPB, fez shows inesquecíveis. Seus discos, maravilhas como Recado (1978  http://www.mondopop.net/?p=683 ), podem ser encontrados nas lojas e reavaliados pelas novas gerações. Os shows, no entanto, seguem aquela velha máxima: quem viu, viu, quem não viu… Como o que tive a honra de conferir em 1979, no Teatro Procópio Ferreira, por sinal o primeiro da minha vida. Felizmente, existem alguns registrados para a eternidade, e esses, todos podem compartilhar. O primeiro DVD do artista, Ensaio (2007), trouxe show gravado em estúdio especialmente para o programa Ensaio, da TV Cultura, em 1990. Apresentação maravilhosa, e minimalista, com voz e violão e, em algumas músicas, percussão. Agora, chega ao mercado, em parceria EMI /Globo Marcas Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior – Série Grandes Nomes TV Globo. De novo feito especialmente para a televisão, mas, desta vez, gravado em teatro, e com platéia. A exibição original ocorreu em 1981, em uma série histórica de especiais com astros como Elis Regina, Jorge Ben Jor e outros. Gonzaguinha vivia, então, o auge de sua popularidade, e canta com uma banda trazendo músicos que o acompanharam durante anos, como Jota Moraes (teclados), Pascoal Meirelles (bateria) e Ary Pissarolo (guitarra), além do convidado especial Wagner Tiso. Rebelde e inquisidor, ele bota o dedo na ferida o tempo todo com sutileza e contundência, denunciando a violência da Ditadura Militar, a miséria e o desrespeito com o ser humano. Também sabia como poucos ser romântico sem cair no brega. O repertório do show nos proporciona maravilhas como Explode Coração, Sangrando, E Vamos à Luta, Começaria Tudo Outra Vez, Questão de Fé, Ponto de Interrogação e Galope. O sambista Roberto Ribeiro marca presença em Fala Brasil e E Vamos à Luta. Por sua vez, o pai famoso Gonzagão surge em uma raríssima aparição sem chapéu e sanfona, interpretando com o filho a contagiante A Vida do Viajante. Também participaram desse especial Simone e As Frenéticas, mas suas performances ficaram de fora do DVD por alguma razão não esclarecida. Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior é presenciado, na platéia, por celebridades do naipe de Raul Cortez, Chico Anysio e Mário Lago, devidamente focalizados. O DVD consegue aliar caráter histórico a qualidade artística e técnica. Mais uma forma de manter viva a obra desse verdadeiro gênio da MPB, que nos deixou uma saudade imensa. Sorte que sua música irá viver para sempre.

Confira Gonzaguinha cantando ao vivo Ponto de Interrogação:

http://www.youtube.com/watch?v=oFTrk-rrsOY

3 Comments

  1. Acho a letra de SAGRANDO F****.
    Chacur, sempre com posts bons, hein?

    Saudações!

  2. Obrigado, Carla. E as letras do Gonzaguinha eram sempre poéticas, simples e indo direto ao ponto, sem rebuscar muito. Essa de Sangrando é realmente poderosa. Muito obrigado pela visita, e volte sempre!

  3. Gênio mesmo, falou tudo, igual a esse aí nunca mais vai ter… o cara era perfeito musicalmente, incomparável!

    Parabéns por citar artistas maravilhosos que infelizmente a mídia esqueceu, como Gonzaguinha, a maravilhosa banda Bread, etc.

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑