Desde os anos 60 (tudo começou com os Beatles), o vídeo clipe é usado pelos músicos não apenas como forma de divulgação mas também para firmar sua imagem perante a seu público.

Ninguém pode responder se Thriller, de Michael Jackson, seria um dos maiores álbuns da história sem a força dos espetaculares videoclipes. O que seria de Madonna sem a imagem? Difícil dizer se apenas as suas canções, sem o apelo visual dos clipes, fariam dela a grande estrela que ela ainda é.

A democratização dos meios digitais permitiu que mesmo os artistas iniciantes possam gravar um vídeo clipe com qualidade dispondo de um baixo orçamento. Você não precisa de um equipamento profissional para começar a filmar. Com uma simples câmera fotográfica digital é possível fazer um vídeo, que pode ser melhorado e editado depois em qualquer PC. Nem mesmo a dependência da MTV, que era praticamente o único canal de divulgação de clipes, é mais uma barreira. Sites como o You Tube e o My Space, disponibilizam vídeos de bandas de todo o planeta de forma gratuita e eficiente.

Até mesmo artistas mais consagrados, como os portugueses do Toranja (veja abaixo), têm usado o clipe de uma forma mais simples, e como complemento do seu trabalho, não fazendo que a imagem se torne mais importante que a canção. Aliás, o mundo não precisa de outra Madonna, ou de seus clones malsucedidos.

Sua banda não tem um CD ainda? Grave um clipe.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*