Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

A Revolta dos Dândis – Engenheiros do Hawaii (1987)

Revolta dos DândisUma guitarrista improvisando no baixo. Um pseudo-hit de 6:13 min de duração. Alusões a Camus e Drummond. Absolutamente tudo conspirava contra esse disco gravado por aqueles três gaúchos em São Paulo que mudariam para sempre a história do rock do Rio Grande, e do Brasil.

Impossível o roqueiro que não cantarole pelo menos algum dos inúmeros (e fabulosos) versos de Infinita Highway, uma das poucas músicas que une os fãs xiitas da banda (que não são poucos) e aqueles que apenas curtem o estilo de Gessinger.

A mistura entre rock e o folk fica evidente em A revolta dos Dandis I, que abre o álbum. O violão e a harmônica de Augusto Licks, em contraponto com o saudoso Rickenbaker de Gessinger (que parecia ter nascido com um contrabaixo nas mãos) dão uma idéia da mudança na sonoridade da banda, bem distante do ska desastrado do primeiro disco.

Apesar de várias canções terem tocado ad nauseum nas FMs (Refrão de Bolero virou hit depois de clip da MTV), algumas pérolas como Desd’ Aquele Dia e Vozes (uma das melhores composições de Gessinger)permanecem “intocadas” pelo grande público e tornam o disco ainda mais imperdível.

“Hey mãe! Por mais que a gente cresça, há sempre alguma coisa que a gente não pode entender”. Na profética Terra de Gigantes, Gessinger mostrava que seria um dos maiores compositores da MPB (vale lembrar que até hoje suas qualidades como compositor são questionadas pela crítica), abordando com delicadeza a inquietação, a falsa alegria (típica de um reclame da Fanta), e as incertezas do jovens dos anos 80, 90, etc…

Se o maior power trio que esse País já produziu (Gessinger, Licks & Maltz) infelizmente terminou, eles não poderiam ter começado de forma melhor. E você…sempre se sente um estrangeiro?

4 Comments

  1. Fez muito sucesso no final dos anos 80, mas hoje nao ouço nao, acho bem chato

  2. Eu acho o primeiro disco melhor e esse o começo da babação.Uma banda que tinha tudo prá ser legal se não quisesse ser séria…Mas aqui tem musica legal..

  3. Felipe Tenczna

    March 2, 2009 at 11:21 pm

    Gessinger, Licks & Maltz realmente formaram um trio excepcional, o album Filmes de guerras, canções de amor de 1983 reforça ainda mais essa constatação.

  4. Muito obrigado pela visita, Felipe, volte sempre, e viva os Engenheiros, especialmente seu álbum A Revolta dos Dândis, para mim um dos melhores do rock brasileiro nos anos 80.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑