Art BrutPosso até estar exagerando, mas para mim o Reino Unido está para o rock exatamente como o Brasil está para o futebol. É impressionante a quantidade (e a qualidade) das bandas que surgem a cada dia naquelas ilhas que são ao mesmo tempo tão loucas e tão conservadoras.

O Art Brut (que se apresenta neste final de semana aqui em SP) é mais uma delas, ou uma das mais especiais que surgiram nos últimos anos.Sua sonoridade (que vai do punk ao retrô), assim como as letras sarcásticas quase sempre declamadas pelo ótimo vocalista Eddie Argos dão a eles aquele algo mais que os diferencia das outras “melhores bandas do planeta” que surgem a cada mês.

O álbum começa com a irônica Formed a band, “Just stop buying your albums from the supermarkets. They only sell things that have charted”, onde eles criticam de uma forma muito divertida toda a indústria da música pop e como as canções e bandas (ainda) são vendidas.

O álbum ainda traz outras ácidas críticas ao universo pop como em Moving to L.A (sobre o fascínio que a cidade californiana exerce sobre as bandas de rock de todo o planeta), mas a grande atração é Emily Kane. Poucas vezes uma história de amor foi contada de uma forma tão inteligente e divertida, sem refrão, sem seguir a uma forma pré-estabelecida, e sendo tão cativante. Não vai ao show? Ao menos ouça Emily Kane, e deixe sua opinião aqui.

Art Brut no myspace.com
http://www.myspace.com/artbrut

Clipe de Emily Kane
http://www.youtube.com/watch?v=JfZF6kfVA2k