Com seus 70 anos comemorados recentemente (no dia 11), Tom Zé começou a apresentar nesta sexta-feira, em São Paulo, seu novo espetáculo, baseado no disco DANÇ-ÊH-SÁ, Dança dos Herdeiros do Sacrifício . O show, como o CD, propõe o “enterro da canção” (nenhuma música tem letra) e o despertar da juventude brasileira. E como música apenas é bobagem para ele, o compositor não pouca ninguém. “Caetano e Chico são irresponsáveis”, brada.O compositor se refere especificamente aos novos álbuns dos ícones da MPB. “Eles são gênios. Se nossa juventude é hedonista e desinteressada pela solidariedade, esses gênios têm de se mobilizar”, segue.

A avaliação sobre os jovens não é de Tom Zé, mas de uma pesquisa feita pela MTV em 2005. Ela foi uma das inspirações de DANÇ-ÊH-SÁ . “Ele (o disco) é uma chamada à responsabilidade de todos os nossos gênios”, discursa o artista.

Mesmo sem utilizar palavras, o disco – e o show que fica em cartaz até domingo no Sesc Pinheiros – vai fundo também na política. “Tudo o que tenho de dizer está aí. Permaneço silencioso diante do que tem ocorrido na política brasileira. Na mão do político, o dicionário foi sepultado e as palavras não querem dizer mais nada”, fala.

A sonoridade de DANÇ-ÊH-SÁ mistura sons folclóricos e africanos com pegadas eletrônicas (ainda que quase todos os instrumentos utilizados sejam acústicos). As músicas levam, além de seus títulos, referências a batalhas envolvendo povos negros e indígenas.

“Vou tentar mostrar que ainda somos um país negro nesse mundo de globanalização e capitalismo selvagem”, diz Tom Zé.

Quem for ao Sesc ouvirá poucas palavras, mas verá a postura indomável que faz do músico um dos expoentes da criatividade da música brasileira.

Fonte: Redação Terra

Minha opinião: Tom Zé sempre foi mais famoso por suas entrevistas, e pelo seu bom caráter, do que por seu trabalho como artista. Ainda não ouvi o seu último trabalho, mas tenho certeza absoluta que não passa perto de e Carioca, de Caetano e Chico respectivamente. Aliás, a canção já foi “enterrada” dezenas de vezes no século passado, Tom Zé parece estar um pouco atrasado…