mvtantes.jpgCuidado com o que você pede, pois pode se tornar realidade. Essa frase, que anda na moda, aconteceu em relação aos Mutantes. Desde a separação da formação original da célebre banda paulistana, há mais de trinta anos, órfãos dos quatro cantos do planeta sonham em uma reunião dos irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, do baterista e percussionista Dinho, do baixista Liminha (esse que virou produtor mega-platinado) e da estelar Rita Lee. Bem, Tia Rita preferiu continuar na carreira solo e Liminha idem na produção de trabalhos alheios, mas os irmãos e Dinho resolveram encarar o desafio. E, grande sacada, convidaram Zélia Duncan para fazer as vezes da ex-loira e ruiva há séculos. A estréia do novo time ocorreu em Londres, no dia 22 de maio deste ano, no Barbican Theatre. O resultado já está disponível nas lojas, nos formatos CD duplo e DVD simples. Minha opinião será polêmica.

Confesso que sempre fui meio reticente em relação aos Mutantes. Lógico, sei que se trata de uma banda importante, criativa e tudo, mas sempre os achei um pouco bagunçados demais para o meu gosto, com um tempero amador e malucão que nem sempre dava liga. E a Rita, bem, eu prefiro o desempenho da moça na carreira solo, pois nos Mutantes, ela era quase um bibelô, uma artista ainda imatura. E lá vem o exocet: para mim, Zélia Duncan substituiu Rita com inúmeras vantagens: sua maravilhosa voz se encaixou feito uma luva na sonoridade da banda, ela é muito mais segura do que a antecessora, e de quebra imprimiu sua personalidade aos clássicos da banda, tipo Ando Meio Desligado (I Feel a Little Spaced Out) , Fuga Número 2 e Tecnicolor (para mim, a melhor do disco/DVD).

Com o apoio de seis músicos adicionais (incluindo a percussionista Simone Soul), o quarteto tem seu desempenho turbinado. Mas nem precisava, pois Sérgio Dias, sempre um grande guitarrista, parece estar no melhor de sua forma, esbanjando solos sensacionais e cantando Balada do Louco no tom original. Se freqüentemente parece um zumbi sorridente, Arnaldo estar atuando e com saúde chega a ser um quase milagre. O DVD traz como extras um documentário sobre o retorno da banda, clipes com cenas de bastidores e outros petiscos. E a banda promete para 2007 um disco inédito. Periga sair coisa muito boa disso…..