new_order.jpgEstive presente no show do New Order no finado Olympia (SP), realizado no dia 30 de novembro de 1988. Confesso que não fiquei lá muito entusiasmado com a performance do quarteto, embora tenha curtido alguns momentos. Quase vinte anos se passaram. Bernard Sumner (vocal e guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) estão de volta ao Brasil, desta vez com o polivalente Phil Cunningham (guitarra e teclados) no lugar de Gillian Anderson. Cultuados não só pelos fãs de seus anos áureos como também por muitos que nem eram nascidos quando a banda dava seus primeiros passos, em 1980, após a trágica morte de Ian Curtis, o quarteto britânico ganhou aura de precursor da mistura do rock com a música eletrônica. Sua turnê atual vem conseguindo grande repercussão, e a performance dos britânicos na segunda-feira na Via Funchal recebeu acolhida entusiástica por parte dos seis mil presentes na casa de shows paulistana. Uma verdadeira celebração entre gerações, ao som de um time afiadíssimo.

Sumner é um líder desajeitado, sem lá muito carisma, mas que segura a onda com sua voz de extensão pequena e timbre de guitarra característico. Hook é o grande showman do New Order, movimentando-se no palco o tempo todo e esbanjando pique, presença e talento, com seu estilo inconfundível de tocar baixo. Auxiliado por uma programação eletrônica criativa e precisa, o baterista Morris continua com o mesmo pique dos anos 80, garantindo o pique ora rocker, ora dançante, ora os dois.

Repertório impecável, incluindo clássicos como The Last Kiss , Blue Monday , Thieves Like Us , Bizarre Love Triangle e Temptation , e o creme do creme: petardos dos tempos do Joy Division em releituras próximas das originais e vigorosas. Ouvir Transmission , She’s Lost Control e Love Will Tear Us Apart com os músicos que as criaram valeu por si só o ingresso do show.
Site oficial do New Order :
http://www.neworderonline.com/
Clipe da música Krafty :
http://www.youtube.com/watch?v=ecummwTROF4
Love Will Tear Us Apart ao vivo 2006 :
http://www.youtube.com/watch?v=E8S_0ONk3xU
Love Vigilantes ao vivo :
http://www.youtube.com/watch?v=R-wuXWF-jTE