us_lennon.jpgCertas histórias não podem ser esquecidas, esta é uma delas. Por que o governo Nixon queria expulsar um dos maiores compositores da história da música? Além de ser um ídolo pop, John era um líder mundial, um idealista capaz de influenciar boa parte da sociedade norte-americana que acabou se tornando uma ameaça aos interesses do País no Vietnã.

É justamente sobre esta história, que envolveu a Casa Branca, o FBI (e a mente doentia de seu chefe J. Edgar Hoover), e as autoridades de Imigração, que o documentário se baseia. Com uma narrativa ágil, depoimentos de vários elementos chaves no caso, inclusive integrantes do governo Nixon, o filme é uma ótima pedida para qualquer um com o mínimo de massa crítica (repare que alguns discursos de Richard Nixon sobre a guerra do Vietnã são quase idênticos aos de George W. Bush sobre a invasão do Iraque).

Claro que qualquer filme sobre John Winston Lennon tem uma trilha sonora privilegiada, este aqui não é uma exceção. Desde as politizadas Nobody told me, John Sinclair, I don’t want to be a soldier Mama, Working Class Hero, até as pessoais God, Imagine, Love, Scared…o álbum é perfeito, cobrindo várias fases da carreira solo de Lennon. Frases extraídas do documentário aparecem entre as canções do álbum, que tem como grande surpresa uma versão instrumental (e sem sentido) de How do you sleep?

Sente falta de atitude na música? Assista Os Estados Unidos vs. John Lennon, e suspire. Viva Lennon!