Vou ser totalmente franco: quando fiquei sabendo que uma banda chamada The Rasmus viria ao Brasil para show na Via Funchal, não tinha nem idéia do que se tratava. Pesquisando, descobri se tratar de um quarteto oriundo da Finlândia, na estrada há mais de dez anos, e que está começando a obter reconhecimento em termos mundiais. Os responsáveis por isso foram os discos Dead Letters (2003) e o mais recente, Hide From The Sun , lançado este ano via EMI. Conferi os caras na fria noite de quinta feira, em meio a um público não mais do que razoável, em termos quantitativos. Não me arrependi.

Antes do início da performance, o sistema de som da casa noturna paulistana rodava o Greatest Hits do Whitesnake, e isso já dava um indicativo do que estava por vir. Sem medo de errar, dá para definir o som da banda finlandesa como uma versão reciclada e eventualmente um pouco mais pop do hard rock polido dos anos 80 (apelidado de hair metal), especialmente o criado por Whitesnake, Def Leppard, Bon Jovi, Van Halen fase Sammy Hagar e Motley Crue. O vocalista e violonista Lauri tem carisma, sabe segurar uma platéia, e ótima voz. Eero, o baixista, também canta muito bem, e as harmonias vocais que faz com Lauri ficam entre os pontos altos do grupo, dignos de um Def Leppard, no setor. Pauli, o cabeludão guitarrista, esbanja influências de bandas como as acima e também Black Sabbath e até Faith No More, e segura a onda, assim como o batera Aki. Simpático, o The Rasmus até encaixou, em seu convincente set acústico no meio do show, uma versão improvisada e curta de Garota de Ipanema , sinal de simpatia e bom humor. Se não são a quinta maravilha do mundo, ao menos apresentaram um espetáculo sólido, consistente e que cativou os fãs presentes, especialmente ao tocarem canções como No Fear , Lucifer’s Angel , Sail Away e Immortal.
Ouça trechos das faixas de Hide From The Sun :
http://www.amazon.com/Hide-Sun-Rasmus/dp/B000ICLTAK/sr=1-3/qid=1163242662/ref=pd_bbs_sr_3/102-0506630-5491337?ie=UTF8&s=music
Clipe da música No Fear :
http://www.youtube.com/watch?v=-TDAmW09V14
Clipe da música Sail Away :
http://www.youtube.com/watch?v=w_xabZaoaOY