mtv.jpgEm sua primeira transmissão inaugural no País, a MTV transmitiu o videoclipe de uma versão modernosa de Garota de Ipanema, gravada por Marina Lima. Naquele tempo, os videoclipes nacionais tinham uma qualidade duvidosa, produção pobre, coisa que mudou muito com o advento da MTV brasileira, que se lançava como um “canal de clipes”.

Pois bem, agora a mesma MTV (chamada por Caetano de eme te vê), decreta a morte do videoclipe em sua programação, alegando que a Internet é o local mais apropriado para músicas. A grande rede mundial está matando as grandes gravadoras e seus velhos métodos ortodoxos, isso é fato, mas podemos dizer o mesmo para os clipes?

Não creio. A programação dos canais a cabo estão recheados de videoclipes, sem falar nos canais dedicados a música, muitos deles são de propriedade da própria Viacom (que controla a MTV nos EUA). Na rede aberta, canais como o Play TV e a Mix TV, que dedicam boa parte de sua grade aos clipes dão um baile de audiência na MTV Brasil, e pretendem aumentar o espaço dos musicais.

E o outrora imperdível VMB? Creio que ele possa sair da UTI, sendo organizado por outra emissora, com outro nome e formato (sua audiência e repercussão sempre foram respeitáveis). Ah, mas esta emissora que deve ser realmente comprometida com a música, não apenas no nome, como é o caso da Music Television Brasil.