A indústria da música perdeu ontem, dia 14 de dezembro, uma de suas figuras mais importantes. Trata-se de Ahmet Ertegun, co-fundador da gravadora Atlantic Records, que morreu vítima das conseqüências de uma queda ocorrida no backstage do show realizado pelos Rolling Stones no dia 29 de outubro no Beacon Theatre, em Nova York.

O executivo tinha 83 anos, e será enterrado em seu país natal, a Turquia, ele que vivia nos EUA desde moleque. “A comunidade musical perdeu um pioneiro e um ícone, e nós perdemos nosso pai”, afirma o pronunciamento de Craig Kallman, atual presidente da companhia discográfica. “Ahmet mudou o rumo da música moderna e cultura, e viverá para sempre graças ao legado do que foi criado sob sua direção e cuidado”.

A Atlantic Records foi fundada por Ertegun e Herb Abramson em 1947. Pouco depois, Nesuhi Ertegun, irmão de Ahmet, entrou na empresa, assim como os produtores Jerry Wexler e Tom Dowd. Em seus anos iniciais, a gravadora tinha como marca os discos de rhythm and blues, com obras de Ruth Brown, Ray Charles e LaVern Baker.

O jazz veio logo a seguir, destacando Ornette Coleman, John Coltrane e Charles Mingus. Nos anos 60 e 70, o selo ampliou seus horizontes para o rock, soul e disco music, investindo em artistas como Aretha Franklin, Buffalo Springfield, Crosby Stills Nash & Young, Yes, Led Zeppelin, Chic e Roberta Flack. Embora tenha sido vendida para o conglomerado Warner em 1967, a gravadora continuou com o controle criativo de Ertegun durante décadas, e, ultimamente, ele atuava como mentor da atual direção da empresa.
Ray Charles canta seu maior hit na Atlantic, What ‘d I Say:
http://www.youtube.com/watch?v=3Jrqg_oaGcw%20
Crosby Stills Nash & Young cantam ao vivo Down By The River:
http://www.youtube.com/watch?v=3Jrqg_oaGcw%20
Videoclipe de Le Freak, do Chic, single de maior sucesso da história da Atlantic:
http://www.youtube.com/watch?v=Putity0ZMl8%20