Lógico que a premiação foi importante, que as Dixie Chicks deram um banho de eficiência, que os Red Hot Chili Peppers firmaram-se de vez como Dinossauros do rock. Mas se há algo que fez a noite da entrega dos troféus Grammy, a 49ª edição do Oscar da música, ter se tornado história e especial, foi a apresentação do The Police.

Pela primeira vez em quatro anos, e, mais importante, primeira vez para valer desde 1986, Sting, Andy Summers e Stewart Copeland mandaram ver uma vigorosa versão para seu primeiro hit, Roxanne. Além disso, anunciaram esta semana que irão iniciar sua primeira turnê em 24 anos no dia 28 de maio, com uma apresentação em Vancouver, no Canadá.

Depois, EUA, Europa e (cruzem os dedos!) América do Sul. Para quem não lembra, o Police esteve por aqui em 1982, para dois shows no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na agenda, está prevista apresentações no Madison Square Garden, que (cobrem-me depois) certamente serão filmadas para lançamento em DVD.

Trio feminino de country pop dos mais eficientes, as Dixie Chicks estão na estrada há mais de uma década, e se notabilizaram em 2003, quando sua vocalista Natalie Maines afirmou ter vergonha de ser conterrânea de George W.Bush (ambos são texanos). Os conservadores não gostaram, as garotas sofreram boicotes, mas não baixaram a guarda. Resultado: cinco troféus Grammy, incluindo os três mais importantes (álbum, disco e gravação).

Os Chili Peppers levaram quatro estatuetas. Bob Dylan levou dois Grammys, a pasteurizada Carrie Underwood ganhou da muito mais talentosa Corinne Bailey Rae na categoria revelação, e Sérgio Mendes não conseguiu vencer o Gnarls Barkley na categoria melhor performance urbana/alternativa.

E a redenção da noite: Ike Turner, mais lembrado por ter batido até cansar na Tina Turner do que por seu inegável talento como músico, levou o Grammy de melhor álbum de blues tradicional.

Veja todos os vencedores do Grammy 2007:

www.grammy.com

The Police toca Roxanne no Grammy 2007:

http://www.youtube.com/watch?v=0N9QhJvOHtU

Dixie Chicks cantam Not Ready To Make Nice-Grammy 2007:

http://www.youtube.com/watch?v=_HytH2Ud_xw