Trinta anos de estrada no conturbado mercado nacional não é para qualquer um, ainda mais se tratando de uma carreira repleta de sucesso. Como forma de comemorar essa trajetória, o Boca Livre passou pelo Auditório Ibirapuera (SP) com o intuito de gravar seu primeiro DVD, cujo título será Boca Livre ao Vivo. A formação atual do quarteto vocal inclui três integrantes originais, o cantor e violonista Zé Renato, o baixista, violonista, arranjador vocal e cantor Maurício Maestro e o cantor e violonista David Tygel, e também o violonista, percussionista e flautista Lourenço Baeta, que em 1981 substituiu Cláudio Nucci.

Como músicos de apoio na gravação, os ótimos Marcelo Mariano (baixo e produção musical), Pantico Rocha (bateria e percussão) e João Carlos Coutinho (piano, acordeon e teclados). Se só tivéssemos essa turma no palco, já teria sido um ótimo show, mas os convidados especiais deram um toque ainda mais nobre à festa: MPB 4, Renato Braz, Rodrigo Maranhão, Fred Martins e Roberta Sá. O repertório equivaleu a uma gostosa viagem por todas as fases do grupo, uma das melhores formações vocais da história da MPB em todos os tempos. Muita emoção, arranjos impecáveis e o prazer de quem sabe fazer e o faz por prazer pontuaram a apresentação.

Tivemos várias canções do antológico primeiro disco, auto-intitulado (leia matéria na seção discos indiscutíveis em www.mondopop.net) como Quem Tem a Viola, Toada, Mistérios, Diana, Fazenda e Ponta de Areia, além de maravilhas de seu repertório como Panis Et Circenses e Bicicleta. Sua mistura de música brasileira com o folk americano a la Crosby Stills & Nash se mostra mais atual do que nunca. O DVD deve sair ainda em 2007, e foi gravado em parceria com o Canal Brasil, selo MP, B e a gravadora Universal.