Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Ivan Lins – A noite (EMI)

ivan_noite.jpgO show de lançamento deste álbum foi o segundo que tive a oportunidade de assistir, no então Teatro Pixinguinha, do Sesc. Certamente, marcou a minha vida, um belo presente de 18 anos que me concedi. Para alegria de alguém que ama a boa música com toda a intensidade, é ótimo constatar que esse A Noite continua tão maravilhoso, consistente e importante como na época. Dois temas básicos permeiam as 10 faixas: as idas e vindas das relações amorosas e o duro momento político de Ditadura Militar que vivíamos na época. Ambos, como se fossem analisados na mesa de um bar, em uma dessas noites de solidão, esperança, sonho e dor.

Portanto, trata-se, de cara, de um disco extremamente emocional, emotivo, lírico, dolorido e esperançoso, ao mesmo tempo. A maravilhosa faixa título, uma balada tocante, não deixa margem a dúvidas: “A noite traz no rosto sinais de quem tem chorado demais”. A dor da separação é o mote para as inspiradíssimas Começar de Novo (que fez muito sucesso na voz de Simone, na abertura do seriado global Malu Mulher), Saindo de Mim e Velas Içadas. A crença em um futuro que será melhor dá o tom para Desesperar Jamais, dueto de Ivan com o sambista Roberto Ribeiro marcada por versos certeiros como “afinal de contas não tem cabimento entregar o jogo no primeiro tempo”.

O samba-canção Antes Que Seja Tarde, a sacudida A Voz do Povo (dos engajados João do Vale e Luiz Vieira) e baião pop Formigueiro e a de teor rural Noites Sertanejas tocam fundo na veia política, enquanto Te Recuerdo Amanda (de Vitor Jara) ressalta a união latino-americana. Ivan canta com linda voz e emoção à flor da pele, hiper bem acompanhado por seu piano e músicos do naipe de Gilson Peranzzetta (teclados), Nathan Marquez (guitarra e viola) e João Cortez (bateria). Fica difícil entender o porque, até hoje, esse e outros trabalhos deste cantor, compositor e músico carioca não integram a lista dos melhores de todos os tempos. 

Site oficial do artista

http://ivanlins.uol.com.br/ 

Ivan Lins e o americano Lee Ritenour em Beyound The Storm

http://www.youtube.com/watch?v=u3d8pQyAxRU 

Ivan Lins canta ao vivo Começar de Novo

http://www.youtube.com/watch?v=MUb_hWuCQnw

2 Comments

  1. A Noite é um bom disco, mas, citá-lo e deixar Modo Livre de fora é um sacrilégio, respeito a sua opinião, mas deixo o meu protesto.(rs)

  2. Ivan LIns, grande compositor, esse disco é muito bom,

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑