costello.jpg

 

Andrew Shapter e Joel Rasmussen, mesmo não sendo profissionais do meio musical, resolveram fazer um documentário no qual tentam buscar respostas para os impasses sofridos pelo setor, nos últimos tempos. O resultado é Before The Music Dies (B4MD), lançado nos EUA em novembro de 2006. O paulistano teve acesso a esse tesouro graças a uma parceria entre a produtora do mesmo e o Auditório Ibirapuera, que o exibiu gratuitamente na tarde de sábado, dia 16 de junho. Pena que só umas dezenas de pessoas aceitaram o convite.

Embora tenha aquele clima meio “sonho americano”, do tipo “tudo dará certo no final”, trata-se de um trabalho mais do que interessante.

Através de depoimentos de músicos das mais diversas épocas e estágios de carreira, desde um Eric Clapton até adoráveis músicos de rua, são colocadas as questões básicas que todos os estudiosos conhecem: o monopólio das rádios, a mentalidade tacanha das grandes gravadoras, a fabricação de artistas, a falta de paciência etc. Por sua vez, fenômenos como o do Napster, arquivos compartilhados, my space e independência também surgem no horizonte para levar todos a manter as esperanças. Entre uma entrevista e outra, números musicais espetaculares de Dave Matthews, Erika Badu, Doyle Bramhall II e North Mississipy All Stars.

A principal mensagem que fica, no meio de tudo, é a de que a música sempre arrumará formas de superar as dificuldades que surgem em seu caminho, e que o talento sempre irá prevalecer, apesar dos pesares. Muito engraçada é a parte em que são mostrados os segredos através dos quais se pode inventar um novo artista, tendo uma modelo como cobaia. Imperdível para quem é apaixonado por música. Tomara que alguém lance no Brasil, pois o DVD já está disponível nos EUA, ou que seja exibido com legendas, quem sabe atraindo um público maior.
Site oficial do documentário:

www.beforethemusicdies.com
Site do Auditório Ibirapuera:

www.auditorioibirapuera.com.br