Aos trinta anos de idade, o antropólogo americano Sam Dunn resolveu unir o útil ao agradável, mergulhando fundo em uma das tribos urbanas que sempre o interessou de forma direta: os headbangers. Algo que, por sinal, ele é desde moleque. Com esse mote, entrevistou desde seguidores anônimos até grandes estrelas do heavy metal, passando por produtores, estudiosos e todas as pessoas que pudessem trazer alguma luz no intuito de responder o porquê esse gênero musical é tão discriminado, estereotipado e condenado pelo público médio.

Para isso, viajou pelos quatro cantos do mundo, desde a sua terra natal até a Noruega.  O resultado é Metal (Metal-A Heandbanger’s Journey-2005), de longe o que de melhor já se fez sobre o tema, agora disponível no Brasil. Trata-se de um documentário com entrevistas interpoladas de forma ágil, em meio a exemplos dos desdobramentos que o metal teve, desde sua fase inicial, na segunda metade dos anos 60, até hoje. As origens no blues, música erudita e ópera, os temas satanistas e a perseguição da censura americana nos anos 80 surgem, em meio a excelentes depoimentos de Dee Snyder (Twisted Sister), Tony Iommy (Black Sabbath), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Ronnie James Dio (Dio, Black Sabbath, Rainbow), Alice Cooper e outros.

Dunn atua como o protagonista, sendo seu momento máximo compartilhar shows no Wacken Open Air Festival, na Alemanha, ao lado de 40 mil fãs delirantes. Para quem não tem a mínima idéia do que vem a ser heavy metal, será um esclarecedor curso intensivo de 96 minutos de duração. Para quem cultua o gênero, uma profissão de fé que não cai em auto-indulgência, pois aponta seus calcanhares de Aquiles sem medo. E tudo isso ao som de Ace Of Spades (Motorhead), Run To The Hills (Iron Maiden), Arise (Sepultura), Heaven And Hell (Dio) e outros clássicos.

Informações sobre o documentário:
http://www.imdb.com/title/tt0478209/

Site oficial do documentário, com trailers etc:
http://www.metalhistory.com/