Um dos álbuns mais esperados de 2007 enfim tem data definida para chegar às lojas americanas. Será no dia 30 de outubro, exclusivamente na rede Wal-Mart, que o público ianque poderá adquirir seu exemplar de Long Road Out Of Eden, álbum duplo que marca a volta dos Eagles. No Brasil, o disco está prometido para novembro, com distribuição a cargo da Universal Music.

Trata-se do primeiro trabalho contendo só músicas gravadas em estúdio desde o memorável The Long Run, de 1979. Daquela época, a banda retorna com uma única alteração: saiu fora o guitarrista Don Felder, que não foi substituído. De resto, Glenn Frey (vocal, violão e guitarra), Don Henley (vocal, guitarra, teclados e violão), Timothy B.Schmidt (vocal e baixo) e Joe Walsh (guitarra, violão e vocal) se mantém na line up.

Os Eagles vem se mantendo na ativa desde 1994, quando gravaram Hell Freezes Over após mais de dez anos longe dos palcos. O álbum ao vivo também incluiu quatro faixas de estúdio. Nesse meio-tempo, fizeram turnês, lançaram uma caixa retrospectiva e um DVD ao vivo, mas faltava o trabalho de estúdio, que vinha sendo prometido pelo menos desde 2001. Segundo entrevista dada ao site www.billboard.com, Glenn Frey concordou com a definição do repórter Ray Waddell, que considera o CD 1 com a cara habitual do grupo, e o CD 2, o mais aberto a experiências, com faixas mais longas.

O repertório inclui composições de Don Henley em parceria com Glenn Frey, e também algumas de Walsh e de Schmidt. A faixa de trabalho, How Long, já havia sido tocada pela banda nos anos 70, e é de autoria de J.D.Souther, de quem eles já gravaram músicas anteriormente.