Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Bee Gees – Spirits Having Flown (RSO Records-1979)

Como superar um fenômeno como a trilha de Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado a Noite), que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e tornou-se o ponto máximo da disco music em termos de popularidade em 1977/1978? Eis uma questão que não teve muito tempo para infernizar a mente dos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb.

Afinal, enquanto as músicas que compuseram e gravaram especialmente para aquele álbum duplo ainda repercutiam, além de outras compostas e produzidas para artistas como Frankie Valli, Ivonne Elliman e o irmão Andy Gibb, o trio já se encontrava no Criteria Studios, em Miami, preparando um novo trabalho. Isso seria impensável nos dias de hoje, quando um CD de sucesso pode ser divulgado por até três anos. Mas nos anos 70, a mentalidade era “padaria tem de ter pão quentinho a toda hora”. Então, esses astros ingleses que foram criados na Austrália e tiveram seu primeiro hit nas paradas em 1967 não perderam tempo.

Para felicidade geral dos fãs, a superexposição não os prejudicou naquele momento em termos de inspiração. Quando chegou às lojas em março de 1979, Spirits Having Flown veio que nem um torpedo, emplacando um sucesso atrás do outro e tocando inteiro quase em rede nacional/mundial nas rádios. Merecidamente. Afinal, um disco com baladas como as delicadas Too Much Heaven, Spirits (Having Flown) e Until, a quase soul Reaching Out, o rock-disco Tragedy, a empolgante e funky Love You Inside Out e as funkeadas Search Find e Living Together não poderia mesmo passar em branco. Vocais originais e intensos, instrumental coeso e funky, e nada de cair em derivações baratas dos sucessos anteriores são as marcas. Um grande disco, que soa moderno, vibrante e matador até hoje, e a jóia da coroa na rica discografia de Barry, Robin e Maurice.
Videoclipe de Too Much Heaven:

http://www.youtube.com/watch?v=RGwl7FteJ5M
Videoclipe/karaoke de Tragedy:

http://www.youtube.com/watch?v=um2Lxambevc

3 Comments

  1. Sem duvida esse disco é indiscutivel, para quem gosta de bee gees, eu por exemplo, nao gosto, para mim é discutivel

  2. UM ALBUM EXCELENTE DO COMEÇO AO FIM. TANTO É QUE JÁ VENDEU MAIS DE 20 MILHÕES DE CÓPIAS.

  3. Concordo com você em gênero, número e grau, Walter. Tipo do disco que me emociona desde o seu lançamento, em 1979, e que continuará emocionando, sem sombra de dúvidas. Muito obrigado pela visita, e grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑