Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Química do The Police permanece intacta

Em 1982, o The Police tocou no Brasil pela primeira vez, fazendo apenas dois shows, no Maracanãzinho. Lembro que fiquei muito puto de não ter ido, por falta do vil metal. Vinte e cinco anos se passaram, e meu pesadelo favorito se repete: Sting, Andy Summers e Stewart Copeland voltam ao País do Futebol, e tocam apenas no Rio, um único dia. E, só para variar, estava sem um puto para ir até lá. Mas desta vez, tive a tevê a cabo a meu favor. O canal Multishow transmitiu o show na íntegra, contando apenas com a introdução e o encerramento a cargo do eterno apresentador do Shop Tour Edgar Picolli. Ou seja, vi meus heróis. Beleza!

Tudo bem que a edição da transmissão, no melhor esquema global (o Multishow é da mesma empresa), com tomadas rápidas e pouca generosidade na hora dos closes, chegou a irritar, em alguns momentos, mas creio que isso ficou exacerbado em mim pelo fato de, pouco antes, ter revisto o maravilhoso The Last Waltz, documentário de Martin Scorsese retratando o último show do The Band com sua formação original.

Para mim, o trio passou com boa nota. Sting continua em boa forma, mas nem sempre consegue atingir os agudos dos bons tempos, o que levou-os a baixar os tons de algumas músicas, como King Of Pain e Truth Hits Everybody. Em alguns momentos, o peso dos anos gerou andamentos mais lentos. No entanto, os caras continuam tocando muito, e a interação entre eles é cirúrgica. Só os três no palco, com eventuais ajudas de programação. Sting comandou bem a platéia de mais de 70 mil pessoas presentes ao Maracanã e esbanjou categoria em seu baixo Fender Jazz Bass todo lanhado, aquele mesmo que ele tocava nos anos 70/80.

A guitarra de Andy continua precisa, virulenta quando necessário, sutil quase o tempo todo, e personalizada sempre. Completando, a fúria, a técnica e a criatividade de Copeland, com direito até a famosa corridinha do kit de percussão para a bateria propriamente dita em King Of Pain. Show ótimo, que trouxe como surpresa no set list Hole In My Life, do primeiro disco, e uma tonelada de clássicos: Every Breath You Take, Message In a Bottle, Roxanne……. Agora, é aguardar o DVD/DVD ao vivo.

1 Comment

  1. Com toda certeza, o Police continua arrasando….está sendo um revival excelente…talvez não tenha a mesma sorte que vc…pois tbm estava duro e não pude ir ver o show…mas daqui a 25 anos pode ser que não exista o plice nem eu….abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑