Por Fabian Chacur 

ivan_lins.jpgNormalmente, um DVD musical costuma registrar um show, uma turnê, ou mesmo os bastidores da gravação de um novo trabalho. Ivan Lins resolveu inovar, em seu novo projeto de áudio e vídeo que inaugura parceria com a Indie Records/Warner. Saudades de Casa flagra o cantor, compositor e tecladista carioca preparando o repertório do show que irá levar mundo afora nos próximos meses, no qual mistura material das várias fases de sua trajetória, iniciada há quase 40 anos. Como forma de incrementar o pacote, ele conta com participações especiais que dão um molho especial ao projeto.

Os registros contidos no DVD foram feitos de forma profissional, mas bem descontraída, no Estúdio Mega, situado no Rio de Janeiro. Ele bate bola com os músicos, interage com os convidados e investe em uma sonoridade que se concentra em samba, bossa nova e pitadas de pop, tendência de sua obra nos últimos anos. Dos sucessos consagrados, destacam-se Depende de Nós (com participação do filho Cláudio Lins), Depois dos Temporais, Formigueiro (com os afilhados Luiz Ribeiro e Pedro Altério), Saindo de Mim e Daquilo Que Eu Sei. Debruçado é uma parceria de Ivan com Gonzaguinha escrita em 1969 e até agora inédita, e ele a gravou em dueto com o filho do saudoso astro carioca, Daniel Gonzaga.

A cereja do bolo é Renata Maria, da qual participam Leila Pinheiro e o co-autor, ninguém menos do que Chico Buarque. Aliás, os diálogos entre Chico e Ivan são hilários. Nos extras, entrevista do autor de Madalena falando sobre o projeto. O CD tem 14 faixas, mas as versões são diferentes das contidas no DVD: integrais e sem os comentários entre uma e outra. Saudades de Casa é mais um ótimo trabalho deste grande nome da música brasileira.

[youtube]PkHgisB8Rpg&rel=1[/youtube]