Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Matchbox Twenty e a idéia estranha que deu certo

Por Fabian Chacur 

O Matchbox Twenty é daquelas bandas que os críticos adoram ignorar, e o público simplesmente adora. A explicação é simples. O agora quarteto americano liderado pelo cantor e compositor Rob Thomas investe em uma mistura de rock, folk, hard e pop que em nenhum momento flerta com modismos ou novas tendências.

Ou seja, são tradicionalistas, mas nunca daqueles de cheirar a naftalina. Fazem rock simples e denso. Coisa fina. São tão competentes que mesmo partindo de uma idéia não muito interessante, acabaram lançando um álbum excelente, Exile On Mainstream.

O conceito por trás de Exile On Mainstream (evidente brincadeira com o do clássico dos Rolling Stones Exile On Main Street), é a soma de músicas novas e hits. Nos EUA, saiu como disco duplo: um CD com seis canções novas, e outro com os onze maiores hits. Por aqui, a Warner resolveu simplificar, incluindo tudo em um único disco. Perguntas: se a banda tinha seis músicas inéditas, porque não criar mais umas quatro e fazer logo um disco novo por completo? Ou então, porque não lançaram o Greatest Hits primeiro, deixando o álbum com as faixas novas mais para frente?

A pergunta morre logo nas primeiras audições do CD. A nova fornada de canções de Thomas e sua turma é excelente. Com produção a cargo do consagrado Steve Lillywhite (U2, Rolling Stones e mais uma tonelada de outros astros), são canções excelentes, indo do rock rapidinho em How Far We’ve Come, o country a la Beatles I’ll Believe You When e a ótima balada These Hard Times. Na seqüência, cinco canções de seu álbum de estréia, Yourself Or Someone Like You, e seis dos dois discos posteriores dos Twenty completam o programa.

É uma paulada atrás da outra. Não dá para reclamar. Afinal, quem garante que se eles se metessem a fazer outras quatro ou mais músicas, as mesmas ficariam tão boas? Uma delícia de CD, prova de que a banda liderada pelo autor (e intérprete) de Smooth, mega-hit de Santana, é muito mais do que one hit wonder.

Confira o videoclipe da inédita These Hard Times:
http://www.youtube.com/watch?v=zMCx9Pu3rKY

3 Comments

  1. COMUNIDADE DA MUSICA – A cultura é uma ferramenta imbatível no processo de transformação social.
    Uma das identidades mais fortes do Brasil é a música.
    O objetivo deste site seria sugerir um empreendimento que reunisse um projeto turístico-hoteleiro e um projeto social e cultural.
    Espero que a realização desta idéia possa proporcionar oportunidade de trabalho, crescimento pessoal e lazer a inúmeras pessoas.

  2. Gostei muito desse seu post! Motivo: a-m-o o Matchbox 20!
    E o que vc disse está dito e feito. 😉
    Pena que as chances deles fazerem um showzinho no Brasil dessa nova turnê deles, Exile on America, se não é 0% , é 0,999% LOL
    =(
    Mas nunca digamos nunca né!
    Parabéns pelo post.

  3. Concordo em quase tudo.. realmente a grande mídia não dá muita atenção p Matchbox, mas o incrível é que mesmo assim os caras arrebentam pelo mundo!
    ah! eu amoooooooo Matchbox.. só pra deixar registrado isso! hehe

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑