O Vanguart é mais uma das bandas que estréia em disco através de parceria com a revista Outra Coisa, aquela do Lobão. Com um CD auto-intitulado, o grupo integrado por Reginaldo Lincoln (baixo e vocais), Hélio Flanders (vocal principal, violão e gaita), Luiz Lazzaroto (teclados e vocais), David Dafré (guitarra e vocais) e Douglas Godoy (bateria) denota influências as mais distintas possíveis, dependendo de quem o ouve. A garotada de sua faixa etária (vinte e poucos) vai sentir afinidades com Los Hermanos, Gram e Belle & Sebastian.

Os oitentistas sentirão ecos de Smiths, Felt e R.E.M. do início. Quem ostenta cabelos brancos de forma mais ostensiva citará Beatles, The Band, Merseybeat e Bob Dylan, com uma pitada de MPB a la Clube da Esquina. Na verdade, os garotos misturam bem tudo isso, e mostram uma assinatura própria que é delicada, vigorosa e agradável.

O trabalho de estréia se divide entre canções em português e inglês, a maior parte composta por Hélio Flanders (seria ele parente do vizinho certinho de Homer Simpson, o impagável Ned Flanders?). Aliás, os vocais do rapaz fluem com desenvoltura nas duas línguas, e merece bom apoio dos colegas na hora dos refrães. Se o CD é ótimo, a performance ao vivo da banda oriunda de Cuiabá (MT) é de entusiasmar, como teve a chance de conferir o bom público presente ao Auditório Ibirapuera em apresentação recente dos rapazes por lá.

Tudo em seu devido lugar, sem deslizes, nem vaciladas. Folk, rockabilly, country, blues, pop, em canções deliciosas e não repetitivas, entre as quais destacam-se Cachaça, Just To See Your Blue Eyes See e Los Chicos de Ayer. Eles também tocaram um irrepreensível cover de Michelle (Beatles), e algumas inéditas que criam boa expectativa referente ao futuro de seu repertório. Olha aí um ótimo grupo procês conferirem, órfãos dos Los Hermanos.
Videoclipe da música Cachaça:

[youtube]WeQL6VCxFos&rel=1[/youtube]