Por Fabian Chacur

Viva La Vida Or Death And All His Friends, novo album do grupo britânico Coldplay, entrou na parada americana diretamente no topo. O disco, o quarto de sua discografia, atingiu a marca de 721 mil cópias vendidas na semana de seu lançamento, algo raro no atual mercado fonográfico.

Mas existe uma particularidade das mais interessantes em relação a esse fato: por volta de 40 % dessas vendas, ou seja, aproximadamente 300 mil cópias, foram efetuadas no formato de downloads digitais pagos. É a maior marca já obtida em uma única semana por um artista nos EUA nessa seara, sendo quase o dobro do conseguido pelo recordista anterior, o cantor, compositor e surfista Jack Johnson com Sleeping Through The Static. Prova de que os downloads digitais pagos começam de fato a se tornar uma opção viável para as gravadoras e artistas.

Esse fenômeno ocorre na mesma semana em que, no Brasil, a Trama disponibiliza gratuitamente, pelo projeto Álbum Virtual, o novo disco de Tom Zé, Dança Dos Herdeiros do Sacrifício-O Fim da Canção-Ao Vivo, em esquema que remunera o artista. É só entrar em www.tramavirtual.com.br e conferir, sendo que o download oferece capa e tudo.

A gravadora presidida por João Marcello Bôscoli também anuncia para breve os novos trabalhos de Cansei de Ser Sexy, Móveis Coloniais de Acaju e Macaco Bong, entre outros. O lançamento foi marcado por publicidade nos grandes órgãos de imprensa com um encarte publicitário enorme e luxuoso.