Por Fabian Chacur

Lançado originalmente no final de 1979, Nada Será Como Antes-MPB Anos 70 é uma espécie de clássico da bibliografia existente sobre a música popular brasileira. Nele, como o título deixa claro, a jornalista Ana Maria Bahiana compila entrevistas e matérias feitas por ela tendo como foco a MPB durante a década de 1970, quando ela dava os primeiros passos em uma das mais brilhantes carreiras de jornalista cultural já desenvolvidas neste país, e que, felizmente, continua firme e forte. Como o título se manteve durante décadas fora de circulação, Ana teve a ótima idéia de reeditá-lo em versão revista e ampliada, agora pela Editora Senac Rio e com o subtítulo 30 Anos Depois. O resultado é excelente.

Nada Será Como Antes é uma somatória de entrevistas e matérias com e sobre nomes do quilate de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Alceu Valença, Secos & Molhados, Tim Maia, Raul Seixas, Walter Franco e inúmeros outros.

Como foram feitas naquele mesmo período, equivalem a polaróides dos momentos vividos por cada um desses artistas, formando um painel fascinante daqueles anos em que a ditadura militar predominava e no qual a indústria fonográfica brasileira se consolidou, para o bem ou para o mal.

A jornalista ampliou o leque, colocando breves comentários atuais relativos a cada matéria, além de acrescentar um capítulo contendo várias inéditas, extraídas de seus arquivos pessoais. O texto é excelente e repleto de informações, e permite ao leitor ter uma boa idéia de como era a cena musical brasileira naqueles férteis anos 70.

Serve como excelente complemento ao Almanaque Anos 70, lançado pela própria e comentado aqui em Mondo Pop. Nada Será Como Antes é também o registro de como Ana já começou com tudo. A nova versão desse clássico é essencial até para quem, como eu, tinha a edição original, pois o que traz de acréscimo é de fato indispensável.