Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

João Gilberto, eterno mala sem alça

Por Fabian Chacur

Com as comemorações dos 50 anos da Bossa Nova, voltam com força às manchetes os principais nomes ligados a esse movimento musical. E a volta aos palcos de João Gilberto, com show nos EUA, deu ao cidadão uma cobertura ainda maior, criando grandes expectativas em torno dos shows que ele fará no Brasil em breve. A Folha de S.Paulo se deu ao trabalho de cobrir o show do cantor e violonista minuto a minuto, em recente matéria de capa da Ilustrada. Ou seja, chegou a hora de dar umas cacetadas no mala, só para dar uma equilibrada na questão, porque mais elogios exagerados, ninguém agüenta.

João Gilberto é uma espécie de Chuck Berry piorado da Bossa Nova. Ambos são pioneiros, criaram uma obra importante em seus anos iniciais, se pautam pela excentricidade em termos de comportamento em shows e se mantém nas últimas quatro décadas oferecendo mais do mesmo aos fãs. A diferença é que Berry compôs clássicos do rock and roll como Johnny B.Goode, Roll Over Beethoven, Rock And Roll Music e tantas outras. Enquanto isso, o brasileiro compôs apenas de bissexta e bizzarra abacaxis do naipe de Bim-Bom, Obala-lá, Undiú e outras trolhas do mesmo naipe.

Mr. Gilberto criou uma nova batida de violão, mas não soube se renovar. Faz rigorosamente a mesma coisa, sempre, e de forma tediosa, mesmo tédio gerado pela leitura das matérias que insistem de forma sistemática em criar um clima de que “ele se renova sempre”, algo que não ocorre. Além de tudo, suas manias e excentricidades no palco dão nos nervos.

Para mim, João Gilberto é tão relevante hoje como um Ford Bigode, ou uma bola de capotão. Gênio oriundo da bossa nova é o saudoso Tom Jobim, que compunha muito, tocava idem e soube se renovar durante sua brilhante carreira. Esse merece ser cultuado até o final dos tempos, e nos leva a gritar bem alto: chega de saudade, pois sem ele não pode ser!

11 Comments

  1. Fabian,
    Sou frequentador assíduo do Mondo Palmeiras (embora não deixo comentários) e entrei aqui pela primeira vez hoje. Muito legal este seu site…
    Bom, já vou dar uma cornetada (nada a ver com este post) no tópico “Discos Indiscutíveis”: você esqueceu ou não gosta do Led Zeppelin??? Pôxa, acho que pelo menos o disco 4 deveria estar na relação.
    No mais, já adicionei aos favoritos.
    Abração

  2. Parabéns, Fabian, pois poucas pessoas têm coragem de criticar o sr. João Gilberto, um mala total. Tempos atrás, a Eldorado FM que adoro fez uma enquete perguntando: Gênio ou Chato… rsrs
    Adivinha qual ganhou? Claro, chatooooooooooooooooooo!

  3. fabian chacur

    July 18, 2008 at 6:10 pm

    Nossa, fico feliz com a sua opinião, Cármen, pois nem todos concordam com a mesma. Mas eu acho o cara mala, e pronto, é um direito meu. Nosso!!!! rsrsrsrs Quanto a você, Geraldo, gosto muito do Led, sim, valeu a lembrança, vou ver se coloco o meu favorito, Houses Of The Holly, nessa relação. Abração aos dois, e obrigado pela audiência!

  4. Roberto D´elia

    August 21, 2008 at 8:45 pm

    Fabian, faço das palavras da Carmen (comentário n 2 ) as minhas palavras. São raras as pessoas que se atrevem a criticar o João Gilberto vulgo ” banquinho, violão e falta de voz ” . O cara nunca foi cantor mas a mídia tupiniquim (que não entende pôrra nenhuma de música insiste em tratá-lo como tal. E se vc me permite, gostaria que os “críticos musicais do Brasil ” (que como críticos são uma piada) , soubessem que o cidadão em questão não é o inventor nem pai da bossa- nova, pois em 1953 o Johnny Alf já executava tal estilo musical ao vivo nas casas noturnas do Rio de Janeiro, fato este contado por êle a mim em 2001 e confirmado anos antes por Paulinho Nogueira em entrevista para radio em 1996.

  5. até alcione é melhor do que o mala do joão gilberto, alcione é romantica agrada mais o público.

  6. se for por mim joão gilberto morreria de fome o cara fresco.

  7. E bota fresco nisso, Olavo Bruno. Mala sem alça, com direito a frasqueira e tudo eheheheheheh Grande abraço, e obrigado pela visita!

  8. agnaldo timoteo tem razão joão gilberto é inexpressivo bom compositor é o peniha e josé augusto.

  9. E aí, Olavo, adiantou você espinafrar seu blog? Você é divulgador da dupla Ronny e Rangel, não é mesmo?

    Você acha que a “música sertaneja” vai crescer fazendo ataques grosseiros ao meu blog, inclusive com mensagens anônimas – aquela “Você tá louco, uouô, Desaforado”, não foi você que escreveu? – , e aí se ferrou completamente. Ganhou pecha de reacionário.

    Seus queridos ídolos, verdadeiros malas sem alça – respeite o mestre João, por favor – , não serão salvos com atitudes grosseiras como a sua, de muito mau gosto.

    Além disso, Olavo, a dupla Ronny e Rangel cresceu com seus ataques ao meu blog? Cresceu? De jeito nenhum! Sua arrogância, rapaz, só vai lhe trazer problemas. Infelizmente você age assim, mas seu temperamento esquentadinho vai trazer problemas até para quem você defende, porque você pode arrumar problemas sérios.

    Imagine se no mesmo programa de TV estiver Zezé Di Camargo & Luciano e Maria Rita? Vai causar muita saia justa, não é mesmo? Vão dizer que Zezé Di Camargo & Luciano têm defensor violento, que acha que vai salvar a carreira de seus ídolos passando em cima dos outros.

    Esse breganejo de bosta já tem apoio suficiente para que meus comentários contra seus intérpretes os abalem. Eu tenho meus pontos de vista. Não vou invadir blog de breganejo para baixar a lenha.

    Mas você invade meu blog para dizer desaforos, ainda me desmoraliza gratuitamente.

    É bom você tomar cuidado, porque já vi carinhas assim perderem o emprego por serem tão esquentadinhos e encrenqueiros, falou? Sua arrogância pode acabar com você, preste muito bem atenção.

    Fique na sua, pare de bancar o pseudo-juiz da música brasileira, e se preocupe com seu Ronny e Rangel. Se você gosta de brega, fique preocupado com os sites que falam bem deles, certo?

  10. Errata: “adiantou espinafrar meu blog?”

  11. Ah, Olavo, é assim? Deseja que o João Gilberto morra de fome? Olha, se Ronny e Rangel não aparecer no Faustão em dois anos, quem vai passar fome é você. Para de desrespeitar os mestres da nossa música!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑