Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Cida Moreira esbanja elegância ao cantar Cartola

Por Fabian Chacur

Angenor de Oliveira (1908-1980), que o fã da MPB conhece melhor pelo nome artístico Cartola, faria 100 anos em 2008. Faria, não. Faz. Afinal, quem compôs canções absolutamente maravilhosas, como As Rosas Não Falam, Autonomia, O Sol Nascerá e tantas outras, permanecerá sempre vivo nos corações e mentes de todas as pessoas com um mínimo de sensibilidade.

Vários trabalhos estão chegando ao mercado com justas homenagens a um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Um dos mais sublimes é esse Angenor, disco no qual Cida Moreira relê 16 de suas composições, lançamento da Lua Music que acaba de chegar às lojas físicas e virtuais.

Cida Moreira tem bagagem suficiente para encarar o desafio de reler essa obra tão caudalosa, delicada e inspirada sem cair no lugar comum. Cartola esbanjou poesia, lirismo, sensibilidade e poder de síntese, e a intérprete há mais de 30 anos na estrada não perdeu de vista tais características.

Dona de um vozeirão que rendeu ótimos discos como Summertime (1981), Abolerado Blues (1983) e Cida Moreira Canta Chico Buarque (1993), ela optou neste Angenor por navegar pela sutileza. Seu timbre grave de voz surge delicado, classudo, doce, ressaltando com categoria cada palavra, cada nota, cada nuance.

A moldura instrumental segue o mesmo conceito, com arranjos ao mesmo tempo sofisticados e simples. Temos 16 faixas, entre as quais destaco Senões, O Mundo é um Moinho, Cordas de Aço, Autonomia e O Inverno do Meu Tempo. Merece elogios o fato de Cida não se prender apenas às canções mais conhecidas, tendo garimpado jóias esquecidas como O Silêncio de Cipreste, por exemplo. Angenor é uma homenagem a altura desse nome tão fundamental para a história da cultura brasileira como um todo.

Confira Cida Moreira e Zélia Duncan cantando Rise Up ao vivo:

[youtube]JmOp_C4nXAE&hl=en&fs=1[/youtube]

2 Comments

  1. fabian, meu caro,
    há quanto tempo?
    vamos retomar contato?
    quero seu email.
    beijo,
    Fernanda Teixeira

  2. Nooossa, presença nobre no meu humilde blog!!!!! Vamos retomar o contato, sim, minha cara! Anote aí: [email protected] . Bjs e tuuudo de bom!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑