Por Fabian Chacur

Sem muito alarde, o selo Coqueiro Verde está lançando no Brasil dois DVDs que podem ser classificados sem medo como excepcionais. Ambos tem os Beatles como tema, foram produzidos para a BBC de Londres, e felizmente fogem daquele esquema “caça-níqueis” que alguns produtos envolvendo os Fab Four infelizmente recebem, no mercado. The Unseen Beatles centra suas atenções nas turnês que a melhor banda de rock de todos os tempos fez entre 1963 e 1966.

Além de contar com cenas raras ou inéditas do grupo em cena, nos bastidores e mesmo em raros momentos de lazer, o documentário inclui entrevistas feitas com personagens envolvidos com a banda, como o empresário Allan Williams, o assessor de imprensa Tony Barrow e o jornalista Larry Kane (que acompanhou a banda em uma dessas turnês).

Você poderá conferir como era precária a estrutura em volta deles, como seus shows eram curtos (meia hora, não mais do que isso) e como ainda era embrionário o mundo do show business do rock, que só atingiria proporções realmente profissionais a partir dos anos 70. Destaco cenas gravadas com qualidade por um fã do último show da banda com cobrança de ingressos, realizado no dia 29 de agosto de 1966 no Candlestick Park, em San Francisco, EUA.

Stuart Sutcliffe-O Beatle Que Foi Esquecido conta a curta trajetória de vida do artista plástico, que por circunstâncias se tornou o primeiro baixista dos Beatles, mais especificamente pelo cara ser grande amigo de John Lennon.

 Traz cenas da época, fotos e entrevistas reveladoras com a viúva de Stuart, a mitológica Astrid Kircher (que criou o corte de cabelo do grupo e também o estilo de fotos eternizado na capa de With The Beatles) e os amigos Jurgen Volmer e Klaus Woorman (autor da capa de Revolver e baixista do Manfred Mann). A importância de sua curta passagem pelos Beatles, e também a qualidade de seu trabalho como artista plástico, são destacadas. Ele morreu com apenas 21 anos. 

Help!, ao vivo em 1965 no Shea Stadium
http://br.youtube.com/watch?v=hbGhoiGgVQM