Por Fabian Chacur

Quando Cazuza morreu, em 1990, ainda não era muito usual o lançamento de produtos musicais audiovisuais, até em função de o formato VHS não ser dos mais práticos. Portanto, existia uma lacuna no mercado esperando para ser preenchida. Em 2007, saiu Barão Vermelho 1985-Rock In Rio, CD e DVD com a performance da banda ainda com seu vocalista original, e cuja resenha você pode conferir aqui em Mondo Pop. Agora, enfim a carreira solo deste genial e saudoso cantor e compositor carioca estréia em DVD, quando Pra Sempre chega às lojas, via Universal. Felizmente, valeu a espera.

O material é todo oriundo dos arquivos da Rede Globo. Três músicas (Exagerado, Medieval II e Por Que a Gente é Assim?) foram gravados no verão de 1985, e flagram Cazuza no auge da forma física. Outras 14 faixas integraram o especial Cazuza Uma Prova de Amor, gravado e exibido pela emissora carioca em 1988. Neles, o roqueiro irreverente já aparece bem mais magro, e com as marcas que a doença que o acabaria levando mais cedo começava a imprimir nele.

No entanto, a energia e o talento continuavam felizmente intactos. Participam Frejat, Gilberto Gil, Simone, Sandra de Sá e Gal Costa, entre outros. O repertório é arrepiante, com direito a Vida Louca Vida, Ideologia, Só As Mães São Felizes, Um Trem Pras Estrelas e Brasil. Faz Parte do Meu Show e O Mundo É Um Moinho também aparecem em videoclipes, e temos também entrevistas com o artista e também Ney Matogrosso, Sandra de Sá e Simone. O trabalho de restauração de áudio e vídeo é impecável, conseguindo unir valor histórico a qualidade técnica e artística. Pra Sempre é a forma de se aplacar um pouco a saudade que temos desse grande poeta e rock and roller. 

Por Que A Gente É Assim?, ao vivo em 1985:

[youtube]I7ykigTkJq8&hl=en&fs=1[/youtube]