Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Black Sabbath com Dio no Brasil em maio

Por Fabian Chacur

 

A tumultuada história do Black Sabbath, uma das melhores e mais influentes bandas de rock de todos os tempos, tem a rigor três grandes capítulos. O primeiro é o vivido pela formação original, com Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), inicialmente entre 1968 e 1978 e depois em turnês de retorno nos anos 90 e 2000. O segundo, o que inclui o excelente vocalista Ronnie James Dio e o baterista Vinny Appice, que rolou entre 1979 e 1983, depois entre 1991 e 1992 e agora vive um revival. O terceiro é certamente o pior: Iommi valendo-se do nome BS para projetos solo não muito recomendáveis nos anos 80 e 90, exceto o CD Born Again (1983), com Ian Gillan (do Deep Purple) nos vocais. Ao resolver retomar a formação com Dio, que tem também no currículo uma respeitável carreira solo e a participação no grupo Rainbow, Iommi teve uma atitude louvável: desta vez, denominou o quarteto Heaven And Hell, título do primeiro e mais bem-sucedido álbum dessa encarnação do Sabbath. E é esse time que se apresentará no Brasil nos dias 15 e 16 de maio, no Credicard Hall. Se levarmos em conta a performance deles em 1992, quando nos visitaram pela primeira vez com essa escalação, aguardem um show de rock pesado de primeiríssima linha. Como forma de marcar esse retorno, já tivemos dois lançamentos. Em 2006, a coletânea The Dio Years, incluindo três gravações inéditas e o melhor da fase Dio do BS. Em 2007, foi a vez do CD e DVD Live From Radio City Music Hall, gravado ao vivo no dia 30 de março de 2007 em Nova York. O repertório inclui maravilhas do naipe de Neon Knights, The Mob Rules e Heaven And Hell, entre outras. Vale dizer que Dio é um dos astros do rock mais simpáticos que já tive a honra de entrevistar, sendo atencioso e extremamente bem articulado.

 

Confira o trailer do CD/DVD Live From Radio City Music Hall:

 

http://www.youtube.com/watch?v=D_pbftZLA_s 

7 Comments

  1. Não sou lá muito fã do DIO mas acho Heaven and Hell um excelente album.Sem dizer o excelente vocalista que é, mesmo não fazendo muito o tipo que gosto de ouvir.

    (Mas de novo ele aqui? Oh Jesus!)

  2. Logo, logo, ele arruma um quartinho naquele condomínio famoso….rsrsrsrsrsrs Valeu pela visita!!!!

  3. Fabian, corrija-me se eu estiver errado, mas “The Dark/Zero The Hero”, sendo do Born Again (disco com o Gillan), não faz parte do “projeto” Heaven and Hell.

    Valeu.

  4. Não vou corrigi-lo, não, Luciano, e sim me corrigir, pois você está absolutamente certo. Bola na trave de Mr. Chacur!!!! Muito obrigado pelo toque, que irei reparar no texto acima, e muito obrigado pela visita, também. Abração, e viva o velho e bom rock and roll, hoje e sempre!!!!

  5. vladimir rizzetto

    February 19, 2009 at 12:17 pm

    O Black Sabbath é uma das minhas cinco bandas preferidas!
    Os riffs brutais de Tony Iommi fizeram a escola de todos guitarristas que o precederam, e, consequentemente a música do Sabbath também se tornou referência obrigatória para todas as bandas que posteriormente consolidaram o Heavy Metal.
    Também acho que Heaven and Hell é o melhor disco da fase com o Dio, mas entendo que todos os outros (Mob Rules e Dehumanizer e o ao vivo Live Evil) são excelentes!
    E sobre a discografia do Black Sabbath, considero-a perfeita e intocável até o Seventh Star, embora este mais se assemelhe a um disco solo, pois só contou com o guitarrista Tony Iommi.
    Black Sabbath é foda!
    Grande abraço, Fabian e rockeiros!

  6. vladimir rizzetto

    February 19, 2009 at 5:09 pm

    CORREÇÃO:
    Onde se lê “precederam”, leia-se “sucederam”!
    Meu Deus, que mico… dá-lhe mobral!

  7. Rizzetto, o Black Sabbath merece toda essa sua reverência, pois ajudou a criar os cânones para o heavy metal rock, e permanece influente após esses anos todos. Grande abraço, e obrigado pela visita!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑