Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Simon & Garfunkel cantam juntos em Nova York

Por Fabian Chacur

 

Quando voltou para o bis, no show que realizou na noite de sexta-feira (13 de fevereiro) no celebrado Beacon Theatre, em Nova York, Paul Simon anunciou um convidado surpresa. Era o eterno parceiro Art Garfunkel, ao lado do qual fez inicialmente a sua fama no cenário do rock na década de 1960 como integrante da dupla Simon & Garfunkel. Foi provavelmente a terceira vez que os dois cantaram juntos desde a turnê de retorno que realizaram em 2004. Emocionando a platéia presente, que incluía celebridades do naipe de Paul McCartney, Jon Bon Jovi, Jimmy Fallon e o prefeito Michael Bloomberg, eles interpretaram três clássicos dos anos 60: The Sounds Of Silence, The Boxer e (adequadamente) Old Friends. Foi o ponto alto de um espetáculo que marcou a re-inauguração do teatro nova iorquino, após sete meses de reformas. O set list do show de Paul Simon incluiu hits de seu repertório solo como Slip Slidin’ Away, Graceland, Loves Me Like a Rock e Me And Julio Down By The Schoolyard, canções ótimas e não tão conhecidas como Train In The Distance e também inéditas como Father And Daughter e Amulet. Esta última foi escrita em parceria com a cantora e compositora brasileira Luciana Souza, radicada há anos nos EUA e bem conceituada no cenário jazzístico de lá. Luciana, por sinal, infelizmente perdeu neste final de semana sua mãe, Tereza Santos, de 68 anos, vítima de câncer. Esposa do músico Walter Santos (morto em maio de 2008 e pai de Luciana), Tereza era letrista de hits da bossa nova como Amanhã e Sambo Só (compostas em dobradinha com Walter), e criou nos anos 80 em parceria com o marido em São Paulo a influente gravadora Som da Gente, que lançou importantes trabalhos de música instrumental e MPB sem seguir parâmetros meramente comerciais.

 

Homeward Bound, com Simon & Garfunkel, ao vivo em 1967:

 

http://www.youtube.com/watch?v=U6K8wfyzAJQ

11 Comments

  1. Graceland!!!!!*_*

    Oh, my God, adoro estes dois juntos.

  2. Eu, idem, e também o Simon sozinho e alguma coisa do Garfunkel solo. Grandes canções!!!! Obrigado pela visita!!!!!

  3. Alexandre Damiano

    February 18, 2009 at 4:48 pm

    Fabian,
    Sou suspeito para falar de Simon & Garfunkel pois o excelente album duplo gravado em Setembro de 81 no Central Park é um dos meus cinco albuns de todos os tempos.

    Esses caras são demais.
    Eu tenho uma fita de VHS desse concerto no Central Park..eles bem novos…e agora mais velhinhos rss…o tempo é um cara chato e impiedoso.

    abraços
    Alexandre Damiano

  4. Esse VHS foi lançado no formato DVD pelos idos de 2004. Um dia eu ainda compro, pois concordo com você: esse show é fantástico!!!!

  5. Fernando Lazzari

    February 18, 2009 at 6:34 pm

    Fabian,
    Não conheço todo o trabalho de Paul Simon, mas a música Father and Daughter faz parte da trilha sonora da animação “Os Thornberrys” e inclusive foi indicada para o Oscar. Bela canção por sinal.
    Abraço

  6. Alexandre Damiano

    February 18, 2009 at 8:33 pm

    Fabian,
    saiu no uol que eles vão se reunir novamente para uma tour.

    SP podia receber esses caras….teriamos casa cheia onde fosse.

    abs

  7. Lazzari, recomendo a você mergulhar ao menos em uma coletânea da carreira solo do Paul Simon. Tenho certeza de que você irá se surpreender com a diversidade e qualidade das canções que esse cara teve a capacidade de compor e gravar nesses anos todos. E essa música realmente é muito legal. Seria sensacional um show da dupla aqui em Sampa City, Alexandre. Tomara!!! Mas, ao menos, eu tive a honra de ver o Paul Simon aqui em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, lá pelos idos de 1990/1991. Belíssimo show!!!! Grande abraço aos dois, e obrigado pela visita!

  8. vladimir rizzetto

    February 19, 2009 at 5:12 pm

    Também não sou um expert em Simon & Garfunkel, mas adoro “America”.
    Saudações rockeiras esmeraldinas

  9. Alexandre Damiano

    February 19, 2009 at 5:20 pm

    Fabian,
    eu fui no show do ibirapuera tb..foi em setembro de 92 senão me falha a memória…até esses dias eu tinha guardado o ingresso.

    eu tenho alguma coisa solo dele.

    tenho:
    There Goes Rhymin’ Simon , One Trick Pony, Graceland e The Rhythm of the Saints !!!!

    abraços

  10. America é uma música iluminada, Rizzetto. Tanto a versão original com Simon & Garfunkel como a releitura turbinada do Yes, feita nos anos 70. Pô, Alexandre, porque não me avisou? A gente poderia ter ido juntos…rsrsrsrsrsrsrs Você tem bons discos solo dele. Um do qual eu gosto e que recebeu injustas críticas negativas na época é o Hearts And Bones, que o Paul Simon lançou pouco depois do comeback com o Garfunkel. Acho que é pelo fato de o mesmo ter sido previsto, inicialmente, como um trabalho da dupla, e acabou virando solo dele. Discaço!!!!! Grande abraço, e obrigado pelas visitas!!!!

  11. obs.:eu tenho a credencial com a qual cobri esse show. Vou ver se procuro, mas acho que você tem razão na data, Alexandre. Valeu!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑