Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Van Morrison recria Astral Weeks ao vivo

Por Fabian Chacur

 

Em 1968, o cantor, compositor e músico irlandês Van Morrison havia caído fora do grupo Them, com o qual lançou hits como Gloria e Baby Please Don’t Go. Aos 23 anos de idade, gravou um dos discos mais incensados da história do rock. Presença constante nas listas de melhores CDs de todos os tempos, Astral Weeks é um dos momentos máximos de sua carreira, embora o brilhante artista de temperamento difícil tenha gravado inúmeros outros discos de qualidade no mínimo compatível a esse. Como forma de comemorar 40 anos de lançamento da sua masterpiece, ele fez dois shows, nos dias 7 e 8 de novembro de 2008, no também mítico Hollywood Bowl. Pela primeira vez na carreira, tocou o repertório completo de Astral Weeks. O registro dessa performance histórica acaba de chegar no mercado internacional com o título Astral Weeks Live At The Hollywood Bowl. Acompanhado por uma banda na qual se destaca o guitarrista e violonista Jay Berliner, que participou do disco original, Morrison não nega sua eterna inquietude, e foge do padrão nesse tipo de releitura, que seria tocar o repertório original sem grandes alterações. Aqui, a ordem das músicas é diferente. Slim Slow Slider, por exemplo, que encerra o álbum de estúdio, surge aqui como a terceira faixa, enquanto cabe a Madame George a função de fechá-lo. As versões são mais extensas, e algumas faixas foram agrupadas em pot-pourrys. De quebra, duas canções fora do set list original surgem no bis: Listen To The Lion (de 1972) e Common One (1980). A mistura de soul, jazz, folk e rock que caracteriza a obra de Morrison se apresenta aqui de forma intensa, e as reações dos críticos a este trabalho vem sendo das mais positivas. Não está previsto, por enquanto, lançamento no Brasil. Quem quiser uma coletânea nacional recente com os hits desse verdadeiro gênio irá se dar bem com Still On Top-The Greatest Hits, sublime coletânea dupla que inclui maravilhas como Moondance, Wild Night, Jakie Wilson Said (I’m In Heaven When You Smile), Someone Like You e Have I Told You Lately?, num total de 37 faixas.

 

Confira Sweet Thing, ao vivo, no Hollywood Bowl em 2008:

 

http://www.youtube.com/watch?v=4BYvoH2_XuA

 

4 Comments

  1. Alexandre Damiano

    February 27, 2009 at 10:34 pm

    Fabian,
    E a versão do Wild night do Van Morrison feita pelo Mellencamp?
    Sensacional.
    Alias, sinto falta de uma resenha do John Mellencamp aqui no Mondo Pop.
    Abraço
    Alexandre Damiano

  2. Muito boa!!!! Aguarde, meu caro, ela virá em breve, ehehehehe Grande abraço, e obrigado pela visita!!!!

  3. Marcelo Covoes

    March 7, 2009 at 1:38 pm

    Puxa Fabian , esse álbum me deixa meio anestesiado toda vez que eu ouço . E olha que foram centenas de audições . Uma obra de gênio , compassos e divisões incomuns pra música pop , um misto de jazz , blues , folk , pop , tudo junto , e sendo executado como todos e “nenhum” desses estilos ao mesmo tempo . Composições de uma beleza rara , músicos executando com precisão incomum um trabalho no qual nem se viram e parecem soar como uma banda tocando ao vivo , enfim , um marco na sua época . São tantos outros momentos fantásticos desse irlandês , que eu nem sei por onde começar . Sendo assim , melhor deixar por aqui , e ouvir , e sentir , e ouvir novamente , e sentir .

  4. fabian chacur

    March 7, 2009 at 7:31 pm

    Van Morrison é um talento incomum, meu caro Marcelo, e é bom ver que sua obra continua atraindo a atenção das pessoas, tanto no exterior como (em menor escala) por aqui. Tenho o Astral Weeks em vinil, uma hora dessas preciso da versão em CD, para ouvir mais e mais. Grande disco! Abração, meu caro!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑