Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

O velho truque de tocar no topo de um prédio

Por Fabian Chacur

 

Na sexta feira passada, o U2 subiu no topo de um edifício em Londres para mostrar ao vivo duas músicas de No Line On The Horizon, seu novo CD, que está chegando às lojas de todo o mundo hoje, embora já tenha vazado na internet há algumas semanas. Eles tocaram Get On Your Boots e Magnificent, além de dois sucessos recentes, Vertigo e Beautiful Day. Esse formato já havia sido utilizado pela banda no dia 27 de março de 1987, quando gravaram o videoclipe de Where The Streets Have No Name, do álbum The Joshua Tree, em um prédio em Los Angeles. No mesmo ano, só que aqui no Brasil, o Ultraje a Rigor marcou o lançamento de seu álbum Sexo! com uma apresentação ao vivo no topo do Center 3, na Avenida Paulista, enquanto o RPM gravou o megatosco clipe de Rádio Pirata em cima de um prédio, assim como Billy Idol usou cenário semelhante (mas com tempero decadente/futurista) para o clipe de Dancing With Myself. O que todos eles tem em comum? O fato de usarem como inspiração uma criação dos Beatles. Em janeiro de 1969, quando gravavam o filme Let It Be, surgiu a idéia de o grupo tocar novamente ao vivo, o que não ocorria desde agosto de 1966, quando o Fab Four resolveu não fazer mais turnês. Vários locais foram considerados, até que surgiu a idéia: porque não tocar no teto do prédio onde ficava o escritório da gravadora da banda, a Apple, localizada no centro de Londres? O resultado de tal ousadia, que parou o trânsito e levou a polícia a encerrar a festa está registrado no filme. Ao vivo e com a participação do saudoso tecladista Billy Preston, eles apresentaram maravilhas como Get Back, Don’t Let Me Down, Dig a Pony e I’ve Got a Feeling, mostrando que não haviam perdido o entrosamento. O show ocorreu no dia 30 de janeiro de 1969, com 42 minutos de duração. Pena que tenha sido a última vez que o melhor grupo musical de todos os tempos se apresentou ao vivo. E cabe a pergunta: quando o filme Let It Be será enfim disponibilizado no formato DVD?

 

The Beatles tocam Don’t Let Me Down no teto da Apple:

 

http://www.youtube.com/watch?v=riOnVUJAo3k

10 Comments

  1. vladimir rizzetto

    March 2, 2009 at 7:27 pm

    Bela sacada do U2, ainda que a idéia não seja deles.
    Os Rolling Stones uma vez, também fizeram algo inusitado: tocaram Brown Sugar em cima de uma carreta em movimento pelas ruas de New York, lembra-se disso, Fabian?
    A pergunta sobre o Let it Be, procede, aliás, quando que a obra dos Beatles terá lançamentos dignos da sua importância? As versões em cd, não têm absolutamente nada! Eu juro que não consigo entender!
    Reza a lenda que quando Billy Preston foi convidado para tocar no disco e no evento do alto do prédio, John, Paul, George e Ringo se esforçaram ao máximo para serem simpáticos entre si e principalmente com o convidado, pois como era já era de conhecimento público, a relação entre eles piorava a cada dia. Nunca me esqueço daquela cena do documentário em que Paul implicava com o George, e este lhe disse que se quisesse ele não tocaria mais! Que barraco! Inclusive, acho que o relacionamento entre eles começou a degringolar quando Brian Epstein morreu e Paul assumiu a liderança do grupo, e para ajudar a atrapalhar apareceu a Yoko, aí ferrou-se tudo!(hehehe)
    Voltando ao U2, não sou um fã ardoroso da banda, mas Joshua Tree é um dos meus discos prediletos daquela década. Quanta música boa! Vertigo também é do cara…!
    Abraço, Fabian

  2. Não lembrava dessa dos Stones, não, Rizzetto, grande idéia dos caras!!!! Compatível com aquela dos Sex Pistols de tocarem God Save The Queen em um navio, em pleno Tâmisa, em Londres…. Grande abraço, meu caro, e viva o rock and roll!!!!

  3. Alexandre Damiano

    March 3, 2009 at 10:24 pm

    Eu não sabia que o clip do U2 tinha sido gravado em Los Angeles.

  4. Para você ver……. Grande abraço, Alexandre, e obrigado pela visita!!!!

  5. Já na terra brasilis….

    Eu vi, lá nos anos 80, o lançamento do Ultraje a Rigor em Sampa, em plena Paulista, na marquise do Objetivo, acho que é isso, se não me falha a memória!

    😉

  6. É isso mesmo, Elisa, sua memória não falhou, não! Foi no ano de 1987, para ser mais preciso. Bjs e tuuuudo de bom!!!!

  7. Faz muito tempo que procuro o clipe Brown Sugar do Rolling Stones em cima de uma carreta na internet e não acho ! Se alguém souber onde posso assistir, poderia me passar o link por favor ?
    Agradeço desde já

  8. admin

    January 2, 2013 at 2:05 am

    Fica registrado o seu pedido, Isis. Se por ventura algum leitor de Mondo Pop souber, por favor, façam as honras da casa. Se por ventura eu encontrar, conte comigo, pois também adoraria ver esse clipe! Abs, tuuuuudo de bom e obrigado pela visita!

  9. ainda tem emcima de edificios roberto carlos quando 1967 ,toto I’ll Be Over You 1986, lulu santos toda forma de amor1988, sade Cherish The Day etc etc

  10. Fabian Chacur

    June 17, 2020 at 2:40 pm

    De fato é um cenário repetido por muita gente, meu caro. Mas, como é um tipo de ambientação muito legal, sempre dá certo, o que explica essa repetição. Muito obrigado por essas informações adicionais, valeu pela visita e volte sempre que puder ou quiser!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑