Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Scarecrow- John Cougar Mellencamp (1985- Riva Music/Polygram)

Por Fabian Chacur

 

John Mellencamp nasceu em 7 de outubro de 1951 na pequena cidade de Seymour, Indiana (EUA). Suas raízes campestres nunca o abandonaram, mesmo quando ele resolveu seguir a carreira de músico. Seu primeiro disco, Chestnut Street Incident, saiu em 1975, mistura de covers e músicas próprias lançadas pelo selo Mainman, de Tony Defries, que lançou David Bowie nos EUA. Durante anos, gravou bons discos que apresentavam uma evolução constante, além de uma devoção intensa ao rock and roll básico, com fortes influências de folk, country e rhythm and blues. Em 1982, estourou graças ao álbum American Fool e a dois singles matadores, a hipnótica Jack & Dianne (com participação não creditada de Mick Ronson, o guitarrista de Bowie nos tempos dos Spiders From Mars) e o rockão Hurts So Good. Mas o melhor chegaria em 1985, com o CD Scarecrow. Aos 34 anos, o cantor e compositor exibia grande maturidade, sem perder o pique dos anos iniciais. Suas origens se refletem em letras profundas como a de Rain On The Scarecrow, estupendo rock a la Byrds que reproduz o que seria a conversa de um pai com seu filho sobre a decadência de sua fazenda, que já havia vivido tempos áureos, mas que estava reduzida a pó (“essas terras alimentaram uma nação, essas terras me fizeram orgulhoso, e filho, sinto muito se agora só restaram lembranças para você”). Small Town fala sobre o orgulho de ser de uma cidade pequena e sempre a carregar dentro de si. E por aí vai. As músicas são fantásticas, como as já citadas, os rockões Minutes To Memory e Lonely Ol’ Night, a compassada Face Of The Nation e a contagiante R.O.C.K. In The U.S.A. (A Salute To 60’s Rock), esta última justa homenagem a Martha Reeves, Mitch Rider e outros personagens não tão lembrados do rock americano. Between a Laugh And A Tear flagra Mellencamp em lírico dueto com a estrela Rickie Lee Jones. Uma das virtudes principais do disco fica por conta do desempenho da banda de Mellencamp, formada pelos guitarristas Larry Crane e Mike Wanchic, o baixista Toby Myers e o baterista Kenny Aronoff, músicos excepcionais. Os sons de guitarra e as levadas de bateria (que som de caixa maravilhoso!) são bem ressaltadas pelo co-produtor Don Gehman. Scarecrow atingiu o número dois na parada americana, e equivale a um dos melhores álbuns da história do rock and roll. Consegue ser, ao mesmo tempo, simples e sofisticado, lírico e agressivo, doce e amargo. E tem a voz de Mr. Mellencamp, um iluminado cantor de rock.

 

Videoclipe de Rain On The Scarecrow:

 

http://www.youtube.com/watch?v=d9Iy2Jw4DVk

 

7 Comments

  1. Alexandre Damiano

    April 6, 2009 at 2:20 pm

    FAbian,
    Valeu a espera !!!

    Que texto sensacional !! Que álbum brilhante!!
    Me permita um pequeno texto.

    Morei em Porto Alegre entre 84 e 90 e lá conheci muita gente boa. Um amigo e vizinho que na época tinha o apelido de “Gozado” pois era realmente muito divertido, me apresentou John Mellemcamp.
    Na época conhecido como John Cougar Mellencamp.
    O disco era o Uh-huh e o amigo hoje atende pelo nome de Zé Darci e é o baterista da banda gaúcha Ultramen.
    De lá para cá foi simples. Comprei tudo o que era ou tinha sido lançado pelo John Mellencamp.
    Acho um baita hit maker. Muito bom mesmo.

    Existem algumas pessoas que o comparam com Bruce Springsteen.
    É um engano, pois existem algumas semelhanças é verdade, mas muitas diferenças. Por exemplo, Bruce usa muito a gaita em suas composições…já John usa violino.

    Sobre o disco citado no post, é realmente um grande disco. De ponta a ponta. Além das músicas citadas pelo Fabian, destaque também para a poderosa e dançante “Rumbleseat” e a letra divertida de “Justice and independence”
    Grande Post , Grande Artista !!

    Aos que não conhecem, procurem. Certamente vão gostar!!
    Infelzimente esse é um show que não vi e não sei se verei..
    Valeu demais Fabian!
    abraços
    Alexandre Damiano

  2. Alexandre Damiano

    April 6, 2009 at 2:26 pm

    Ah,
    Bem lembrado pelo Fabian. Excelentes músicos.
    principalmente o baterista Kenny Aronoff que ja tocou com vários artisitas de ponta e em dois discos que considero ótimos:

    1. Blaze of Glory ( Jon Bon Jovi ) lançado em 90
    2. Still Climbing ( Cinderella) lançado em 94

    Fabian,
    recomendo esse Still Climbing.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Still_Climbing_(Cinderella_album)

    abs
    Alexandre

  3. fabian chacur

    April 6, 2009 at 3:34 pm

    Acho que o Mellencamp e o Springsteen atuam em uma mesma área, mas com características diferentes. Inclusive, considero o Mellencamp um hit maker melhor do que o Springsteen, ele tem mais capacidade para compor aquelas músicas que grudam positivamente em nossos ouvidos, tipo Crumblin’ Down, Pink Houses, Jack & Dianne, Rain On The Scarecrow e tantas outras. GRande abraço, obrigado pelas histórias e pelos toques, e fico feliz de você ter gostado, pois Scarecrow é um de meus discos favoritos de todos os tempos.

  4. Alexandre Damiano

    April 6, 2009 at 3:51 pm

    Eu que agradeço, pois já tinha perdido a esperança de achar alguém para conversar sobre John Mellencamp !

  5. Pois não só achou, como achou um fanático pelo trabalho do cara, Alexandre. E você começou bem, pois o U-Uh é um disco excelente. Eu comecei pelo American Fool, que embora tenha pelo menos três músicas sensacionais e tenha feito muito sucesso, é um trabalho irregular. Grande abraço e tuuuuudo de bom!!!!!

  6. Alexandre Damiano

    April 7, 2009 at 1:23 pm

    Fabian,
    Gosto do American Fool também. O que eu acho legal no trabalho dele é que esses plays de 80 são a cara dos 80 mesmo.

    Fora isso, tem músicas fantásticas espalhadas em seus albuns.
    Human Wheels é demais!

    I saw you first é demais !

    e por aí vai…

    sem falar nos covers sensacionais de Wild Night e Under the boardwalk.

    Valeu pelo post e pela oportunidade de conversar sobre.
    abs
    Alexandre

  7. Vamos combinar uma coisa, Alexandre: O Mellencamp é sensacional, e azar de quem não conhece melhor a sua obra!!!! Grande abraço!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑