larry knetchelPor Fabian Chacur

De certa forma, a manchete acima é altamente restritiva. Sim, o exímio músico americano de fato integrou o grupo Bread entre 1971 e 1977. Mas a presença dele na música pop americana vai muito além do que você pode imaginar. Ele infelizmente morreu no dia 20 de agosto, vítima de um ataque cardíaco. Seu legado é dos maiores.

Nascido na Califórnia em 4 de agosto de 1940, Larry desde moleque mostrou ter ótimo ouvido para música, e em pouco tempo aprendeu a tocar vários instrumentos, como teclados, baixo e guitarra. No final dos anos 50, integrou a banda do seminal guitarrista de rock Duane Eddy, The Rebels. Nos anos 60, tornou-se músico de estúdio, e participou de gravações que entraram para a história do rock, ao lado de grupos como The Byrds (no disco e na música Mr.Tambourine Man), The Mamas And The Papas, The Monkees, The Beach Boys (no mitológico álbum Pet Sounds) e de Elvis Presley. Sabe o acompanhamento de  piano de Bridge Over Troubled Water, com Simon & Garfunkel? Pois é, foi ele quem tocou.

Nos anos 70, viu que poderia ser mais vantajoso participar de um grupo em tempo integral, e aceitou em 1971 o convite do cantor, compositor e músico David Gates para fazer parte do Bread, uma das melhores e mais bem-sucedidas bandas de soft rock dos anos 70. Com eles, gravou os álbuns Baby I’m-A Want You (1972), The Guitar Man (1973) e Lost Without Your Love (1977). Embora tocasse habitualmente baixo e teclados no Bread, o solo mitológico de guitarra em The Guitar Man, a música, é dele. Aliás, a letra dessa canção maravilhosa parece ter sido feita sob medida para ele.

Sua categoria como músico marca presença nas gravações originais de maravilhas dessa banda como Everything I Own, Diary, Baby I’m-A Want You, The Guitar Man, Aubrey, Sweet Surrender e tantas outras. Ele também tocou nos discos solo de David Gates, em canções inspiradas como Clouds, Sail Around The World e I Use The Soap, entre outras. Ele participou dos shows de reencontro do Bread em 1995/96, turnê que poderia ter passado pelo Brasil, não fosse a vacilada de um certo empresário de shows. O horror, o horror…..

A partir dos anos 80, passou a ser menos requisitado, mas ainda mostrou seu imenso talento gravando e fazendo shows com Elvis Costello, Neil Diamond e o grupo country feminino The Dixie Chicks. Esse sujeito fará muita falta, mas as centenas de gravações maravilhosas das quais participou ficarão para sempre, fazendo-nos relembrar de seu talento.

Confira o Bread tocando ao vivo The Guitar Man:

http://www.youtube.com/watch?v=lVtdYKVXYhI