Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

CD ao vivo mostra lado visceral de John Mellencamp

john-mellencamp-life-death-live-and-freedomPor Fabian Chacur

Em maio, comentei por aqui o excelente e mais recente CD de estúdio de John Mellencamp, Life Death Love And Freedom (http://www.mondopop.net/?p=916 ). Sempre inquieto, o cantor e compositor americano agora nos oferece uma versão ao vivo do mesmo. Trata-se de Life Death Live And Freedom, que saiu nos EUA em dois formatos: o normal e uma versão que engloba os dois álbuns em uma embalagem especial referente à sua turnê de divulgação. Esse live album inclui oito das quatorze canções incluídas no disco de estúdio. Mellencamp tem o costume de testar novas canções em seus shows, e fez isso de forma mais constante com o material de Life Death Love And Freedom. Trata-se de uma boa oportunidade de se conferir gravações mais cruas e mais diretas de músicas excelentes. Pelo menos três delas estão bem mais pesadas e ardidas: If I Die Sudden, Troubled Land e Don’t Need This Body, que aqui tendem mais para o rock do que para o folk. Longest Days e Young Without Lovers soam próximas das versões de estúdio, mas os acompanhamentos de violão estão mais sujos.

A Ride Back Home e My Sweet Love soam legais, mas sentem bastante a falta dos vocais de Karen Fairchild, que harmoniza com Mellencamp nas gravações de estúdio. E Jena, uma das melhores do álbum, tem registro ao vivo no mesmo alto nível. O legal é que as músicas, como um todo, estão diferentes dos registros contidos no disco de estúdio, embora não tenham perdido a personalidade.

Live Death Live And Freedom é a prova concreta de que John Mellencamp nos deve um disco ao vivo abrangendo toda a carreira, algo que até agora ele não fez, pelo menos de força oficial. O sujeito é um monstro em cena, e sempre tem a seu lado bandas de apoio matadoras. Que tal em breve, meu caro?

Confira versão ao vivo de Troubled Land:

http://www.youtube.com/watch?v=7i1BMGtfIJ4&feature=PlayList&p=4969D3956F21854E&playnext=1&playnext_from=PL&index=1

2 Comments

  1. Alexandre Damiano

    September 14, 2009 at 2:17 pm

    Ah Fabian….

    Será que nunca veremos um show desse monstro em terras brasleiras?
    Acredito que não.
    Mas certamente esse CD irá acalmar um pouco essa sensação ruim de nunca ter assistido Mellencamp ao vivo.

    Curioso para saber como é esse play.

    Abraços e obrigado por nos brindar com mais Mellencamp aqui no Mondo Pop.

  2. O disco é sensacional, Damiano. Mas ele nos deve um ao vivo dando uma geral na carreira. Um oficial, embora aquele pirata que você gentilmente me copiou seja muito legal! Grande abraço e tuuuuuuudo de bom!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑