Prefab_Sprout_LCTWWMpor Fabian Chacur

Não consigo parar de ouvir Let’s Change The World With Music. E a explicação é simples: trata-se de um disco maravilhoso.

Uma explicação cabível surge na letra de I Love Music:  she’s richer than money and bigger than fame, and love is the reason I’m playing this game (ela é mais rica do que dinheiro e maior do que a fama, e amor é a razão pela qual eu jogo este jogo).

Paddy McAloon faz música porque ama isso. Eis a melhor razão para se fazer alguma coisa, seja ela qual for, contando que seja lícita, obviamente. Ou será que você apoiaria um criminoso que mata porque ama fazer isso?

Voltemos à música. A capacidade que Paddy tem de partir de uma batida dançante e fazer uma música que pode agradar tanto o ouvinte casual como o mais atento é a prova de quem possui talento acima da média.

As letras das músicas desse CD são um caso a parte. Ride, por exemplo, respeita quem é religioso e quem é agnóstico, tudo apoiado por uma melodia cativante e uma batida hipnótica e dançante. Que refrão, meu Deus!

Quando, em Music Is a Princess, ele define a música como uma princesa e ele apenas um garoto em trapos, registra a humildade com que se coloca em relação à canção. Ele não perde tempo em se exibir como músico, e põe a canção em primeiro lugar. Quem se dá bem somos nós, seus ouvintes.

Em I Love Music, ele nos dá conta da amplitude daquilo que ouve, colocando em uma mesma estrofe os americanos Nile and Nard (Nile Rodgers e Bernard Edwards, do grupo disco-funk Chic) e Pierre Boulez, que ele define (com razão) como o “guru da vanguarda”.

E tem também God Watch Over You, sobre as dúvidas sobre se Deus olha por nós. Ou ainda a belíssima Last Of The Great Romantics, sobre sua índole romântica e idealista.

Paddy McAloon admira gênios como Paul McCartney e Brian Wilson, e pode ser considerado gênio, também. Não quero compará-lo aos dois nomes citados, mas ouvir suas músicas me dá prazer equivalente.

E música, meus caros, existe para nos dar prazer. Aliás, é a viagem da letra de Let There Be Music, na qual ele define música como a voz de Deus. E aí, enfim consegui te animar a ouvir Let’s Change The World With Music? Faça esse bem a seus ouvidos!