paddy-mcaloon-1Por Fabian Chacur

Todos os que me leem sabe que em Mondo Pop o Prefab Sprout é top 5. Toda oportunidade de escrever sobre a banda eu considero bem vinda. E nada melhor do que ter em mãos Let’s Change The World With Music, o novo álbum da banda britânica.

Ou melhor, da atualmente banda de um cara só. No caso, o cantor, compositor e guitarrista Paddy McAloon. E sua busca pelo pop perfeito continua nos proporcionando maravilhas.

Da formação clássica da banda, só sobrou o seu líder. O irmão baixista Martin McAloon, a ex-namorada e vocalista de apoio Wendy Smith e o baterista Neil Conti já não estão mais aqui. Nem o produtor Thomas Dolby.

Então, cabe a pergunta: porque não denominá-lo um disco solo? Afinal, Paddy já lançou um em 2003, o experimental e belíssimo I Trawl The Megahertz. Mas existe uma explicação justa.

As onze canções de Let’s Change The World With Music foram concebidas para um disco com a banda original. O CD começou a ser gravado em 1992, mas em meados do ano seguinte, Paddy achou não se sentiu satisfeito com os resultados obtidos e arquivou tudo.

Agora, ele resolveu pegar as músicas e gravar tudo ele próprio. Mas como se trata de um material concebido para o Prefab Sprout, ele achou mais lógico creditar o trabalho à banda.

Os temas básicos do novo CD de uma das melhores bandas da história da música pop britânica são a relação com a música, o amor e as questões espirituais e transcendentais. Tudo de uma forma clara, poética e que não cai em análises do tipo “como é lindo o meu umbigo”.

E o melhor, tudo acompanhado por melodias raras, inspiradas, vocalizações deliciosas, e um instrumental dos mais eficientes. Ficaria melhor com a banda? Pode ser. Mas quem garante? E o resultado aqui é excelente.

Se eu tivesse de escolher um single, seria a vibrante e contagiante Ride, com batida dançante e uma letra que procura entender as várias visões referentes às questões da espiritualidade de forma bem matura e pluralista. Pop com conteúdo filosófico sem ser chato.

Let There Be Music, com sua batida funkeada, I Love Music (puro pop) e Music Is a Princess falam da relação apaixonada entre McAloon e a música, temática com que qualquer tarado por música como eu se identifica logo nos primeiros versos.

Let’s Change The World With Music é uma delícia de album. Dá para se ouvir de ponta a ponta. Respeita o ouvinte, investindo em sofisticação, em apelo pop e provando mais uma vez que Paddy McAloon persegue o pop perfeito.

Na verdade, ele já o encontrou várias vezes em sua brilhante carreira. Essa é só mais uma vez. Já ouviu Steve McQueen hoje? Ou qualquer outros dos álbuns dessa banda? Faça isso agoooooora!