Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Flashpoint registra momento decisivo dos Stones

flashpointpor Fabian Chacur

As turnês Steel Wheels (1989) e Urban Jungle (1990), a primeira pelos Estados Unidos, a segunda pela Europa, marcaram a carreira dos Rolling Stones de forma positiva. Podem ser consideradas marcos positivos.

Não é difícil entender o porque. A banda voltava aos palcos depois de oito anos durante os quais lançou dois discos de estúdio irregulares e esteve a beira da separação definitiva.

Quando lançaram o ótimo CD Steel Wheels e voltaram às boas (leia-se a dupla Mick Jagger e Keith Richards), nada melhor do que as pedras voltarem a rolar nas estradas da vida. E foi o que eles fizeram.

Lançado originalmente em 1991, Flashpoint é o registro para a posteridade desse momento importante da seminal banda britânica. A gravadora Universal recoloca esse título de novo nas lojas.

São 17 faixas, sendo 15 ao vivo e duas de estúdio, que encerram o CD.

Highwire é um rock básico típico da banda que passa na média, e o funk sensual Sex Drive vai na linha de Slave e Miss You, mesmo sem ser tão boa como as citadas. Mas também não é de se jogar fora.

De resto, é um clássico atrás do outro, com direito a momentos importantes de Steel Wheels, entre eles as ótimas Sad Sad Sad e Rock And a Hard Place.

Do começo com Start Me Up ao final do show com Satisfaction, temos Ruby Tuesday, Miss You, You Can’t Always Get What You Want, Brown Sugar, Sympathy For The Devil e Paint It Black, só para citar alguns hits.

Surpresas ficam por conta do resgate de Factory Girl (do clássico CD Beggars Banquet, de 1968) e o blues clássico de Willie Dixon Little Red Rooster, este com participação especial de Eric Clapton em performance arrasadora.

A banda aparece já na configuração que se tornou padrão até hoje, ou seja, recheada de músicos de apoio. Entre outros, feras como Chuck Leavell (teclados) e Bobby Keys (sax).

Vale lembrar que o baixista Bill Wyman se despediu da banda um ano depois do lançamento deste CD.

Flashpoint não é o melhor álbum ao vivo dos Rolling Stones, mas é muito bom, e serve como bom retrato polaroid desse período marcante da carreira das Pedras Rolantes.

Agora, que a versão em vinil, que eu tenho em casa, é muito mais bonita, especialmente o encarte, lá isso é…..

2 Comments

  1. Alexandre Damiano

    December 4, 2009 at 4:00 pm

    Eu tambem tenho esse em bolacha Sr.Chacur. hehehe
    abraços

  2. É ou não é o máximo esse encarte da edição em vinil, Alexandre? Coisa finíssima, bem mais legal do que o da versão em CD. Somos privilegiados ehehehe Brigadão pela visita e um grande abraço!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑