Por Fabian Chacur

Morreu na manhã deste domingo (16) nos Estados Unidos o cantor e compositor Ronnie James Dio. A morte foi anunciada por sua esposa Wendy e lamentada nos quatro cantos do mundo pelos fãs de rock.

E não é para menos. Dio, como era mais popularmente conhecido, pode ser considerado como um dos grandes estilistas do heavy metal, com seu vozeirão e uma bela carreira dedicada ao estilo.

Nascido nos Estados Unidos no dia 10 de julho de 1942, Ronald James Padavona se envolveu com o rock desde moleque, inicialmente em bandas de rockabilly. A coisa foi se tornando mais pesada com o tempo.

Em 1969, criou o grupo ELF, que abriu diversos shows do Deep Purple. Em 1975, quando resolveu sair dessa banda, o guitarrista Ritchie Blackmore levou Dio e os outros integrantes do ELF a integrar uma nova banda, a célebre Rainbow.

Dio ficou com Blackmore até 1979 e gravou alguns discos bastante elogiados pelos especialistas em rock pesado. Naquele mesmo ano, foi convidado a assumir a vaga do demitido Ozzy Osbourne no Black Sabbath.

Inteligente, em nenhum momento tentou imitar o carismático antecessor, imprimindo à banda em sua primeira passagem por ela seu estilo poderoso e potente.

Heaven And Hell (1980), Mob Rules (1981) e Live Evil (1982) foram os bons frutos fonográficos dessa fase de sua carreira, com destaque para o primeiro, um grande clássico metálico.

Ao sair fora, trouxe consigo o baterista Vinny Appice e montou a própria banda, intitulada Dio, que em sua fase inicial teve o ótimo guitarrista Vivian Campbell. Holy Diver (1982) e The Last In Line (1984) são os grandes momentos desse período. Com outras formações, o grupo lançou outros trabalhos nos anos 90 e 2000.

Em 1992, voltou por um período de pouco mais de um ano a integrar o Black Sabbath, gravando o álbum Dehumanizer e participando de uma turnê que o trouxe ao Brasil no mesmo ano. Vi o show em São Paulo e fiquei impressionado com seu vozeirão e carisma.

Ficaria ainda mais impressionado quando tive a honra de entrevistá-lo via telefone para o extinto jornal Diário Popular. Mesmo tendo ligado muito depois do horário combinado por uma falha da telefonista do jornal, ele me atendeu com simpatia e paciência. Belo papo!

Nos últimos anos, Dio se reuniu mais uma vez a Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice para novos shows e gravações, só que dessa vez assumindo o nome do primeiro álbum de estúdio desse time como nome, ou seja, Heaven And Hell.

Além de faixas inéditas para uma coletânea do Sabbath nos anos de Dio, eles também lançaram um novo álbum, The Devil You Know. No mês de maio de 2009, eles tocaram por aqui. Quem poderia imaginar que seriam seus últimos shows em nosso país?

Em comunicado enviado à imprensa, o cantor de rock Joe Lynn Turner lamentou a morte de Dio e o denominou um verdadeiro gentleman do rock. Penso o mesmo. Descanse em paz!

Último toque: sim, foi ele o responsável pela popularização dos célebres chifrinhos feitos com as mãos em shows de rock pesado…