Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

A música de Jimi Hendrix continua essencial

Por Fabian Chacur

No dia 18 de setembro de 1970, Jimi Hendrix deixou o mundo físico para ser eternizado como um dos maiores nomes da história do rock e da música em geral. Viveu apenas 27 anos, mas soube aproveitá-los como poucos.

Jimi Hendrix é sempre lembrado em primeiro lugar como guitarrista. E não por acaso. A criatividade de sua execução, os efeitos especiais que ajudou a firmar, os sons que criou com o instrumento, tudo isso ajudou a mudar o rock, e ajudou na gênese de vários estilos, entre os quais o heavy metal.

Mas ele não era “apenas” um guitarrista iluminado. Adoro a sua voz vigorosa, poderosa, de timbre forte e destemido. Ele cantava muito, como suas interpretações de Hey Joe, Little Wing e Voodoo Chile (Slight Return) ilustram bem.

Também compunha com grande categoria, vide obras-primas como Little Wing, Foxy Lady, Spanish Castle Magic, Wait Until Tomorrow, Dolly Dagger e Voodoo Chile, só para citar algumas.

De quebra, ainda era capaz de pegar composições alheias e dar a elas versões brilhantes, como All Along The Watchtower (Bob Dylan), Hey Joe (vários a gravaram, como Johnny Halliday, ninguém como ele) e Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (dos Beatles).

Hendrix nos deixou álbuns antológicos, entre os quais meus favoritos são o maravilhoso Axis: Bold As Love e Electric Ladyland. Quatro décadas após sua morte prematura, ainda há material inédito dele sendo lançado.

Tremo só de pensar se ele ainda estivesse vivo. Quanta coisa boa ele teria criado, nesses anos todos… Não era para ser. Mas seu legado é imenso e nunca será esquecido. Música boa é para sempre. Descanse em paz, mestre!

4 Comments

  1. Alexandre Damiano

    September 21, 2010 at 3:49 am

    Não sou um grande fan.

    mas respeito demais o cara.

  2. admin

    September 23, 2010 at 1:18 am

    Ele era demais, Alexandre. Ouça novamente Axis Bold As Love e depois converse comigo…….que disco!!!!! Base para muita coisa que veio depois, além de soar atual!!! Grande abraço e tuuuudo de bom!!!!

  3. vladimir rizzetto

    September 25, 2010 at 4:22 pm

    Jimi Hendrix é insuperável na arte de tocar guitarra.
    Empunhando sua Fender Stratocaster Jimi ultrapassou todos os limites da música. Sua arte era visionária, arrojada e cheia de sentimento.
    Are you Experienced, Axis Bold as Love e Electric Ladyland são uma espécie de “santíssima trindade” do rock.
    Antecipou todas as tendências que podemos imaginar, e, inclusive, muito antes do Parliament/ Funkadelic, tocar funk, ele já o fazia na década de 1960.
    Influenciou um monte de gente, desde Blackmore, passando por George Clinton, Ulrich Roth, até o comtemporâneo Lenny Kravitz, que bebeu e ainda bebe dessa fonte.
    Difícil dizer qual seria seu melhor disco… mas, arrisco a dizer que seja Are You Experienced, por tudo que ele representou naquela época.

    Voe gênio, voe através dos céus, estaremos ouvindo sua música, para sempre!

    Valeu, Fabian

  4. admin

    September 30, 2010 at 1:29 am

    Hendrix forever!!!!! Abração e valeu pelo ótimo comentário, Vladimir!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑