Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Wingspan conta a história do Paul e do Wings

Por Fabian Chacur

A volta de Paul McCartney ao Brasil para três shows de ingressos caríssimos em novembro, um em Porto Alegre no dia 7 e dois em São Paulo nos dias 21 e 22 (enfim confirmaram o que todos já sabiam, que esse segundo show era inevitável) está me fazendo querer escrever muito sobre ele no período que antecede a nova turnê por aqui.

Aproveitei para tirar da minha coleção e colocar para rodar no meu DVD player o documentário Wingspan – An Intimate Portrait. Lançado em 2001, trata-se de uma história dos dez anos iniciais da carreira do meu ídolo máximo após sair dos Beatles.

O eixo da história é o amor entre Paul e a saudosa Linda Eastman, e de como ele resolveu unir o útil ao agradável, montando um novo grupo, o Wings, com o amor da sua vida tocando teclados.

Wingspan é sensacional, pois mistura deliciosas cenas de arquivo do próprio artista, incluindo aquelas filmagens caseiras emocionantemente toscas e afetivas, com registros de shows, entrevistas coletivas etc.

Tudo é conduzido por uma entrevista dada na época pelo ex-beatle à filha mais velha, a gatíssima Mary. O papo entre os dois é uma delícia, com direito a uma revelação entre os dois.

“Quer dizer que quando você casou com mamãe ela já estava grávida de mim?, pergunta, docemente, recebendo um sim levemente constrangido de papai McCartney.

O argumento usado por ele para rechaçar as críticas por colocar Linda em seu grupo é no mínimo sensacional:

“Eu estava montando apenas um grupo de rock, e não fazendo uma experiência química ou coisa assim. Se não desse certo, a quem poderia prejudicar? Ninguém! Não sei por que discutiam tanto isso”.

As memórias sobre os seus primeiros discos solo (McCartney e Ram), a formação do Wings, os primeiros shows, as turnês e até mesmo a inesperada prisão no Japão em 1980 que acabou pondo fim aos Wings são relatadas com riqueza de detalhes e documentação.

Os vários músicos que passaram pela banda também são apresentados, entre eles o braço direito do casal, Denny Layne.

Aliás, a explicação dele para o fim da banda é bem interessante.

“Parece que não era para a gente fazer aquela turnê. E já tínhamos feito tudo o que havia para se fazer com o Wings, era a hora de buscar outros objetivos”.

E foi exatamente o que ocorreu a partir dali. Nos anos 80, ele consolidou a carreira solo graças a discos como Tug Of War (1982) e fez raros shows até 1989, quando resolveu voltar aos bons tempos de turnês mundiais. Mas isso é outra história…

5 Comments

  1. Eu tenho interesse em comprar esse DVD mas infelizmente não tem legendas em português.

    Abs
    André Queiroz

  2. admin

    October 17, 2010 at 11:18 pm

    Uma pena,mesmo. Achei um relaxo por parte da EMI brasileira na época não incluir legendas em português, o que não teria custado tanto assim e agregaria muito valor ao produto. Enfim, coisas da vida…. Pelo menos temos legendas em inglês, o que já ajuda um pouco. Grande abraço, André, e volte sempre!

  3. vladimir rizzetto

    October 19, 2010 at 10:49 pm

    Fabian

    Não conheço o DVD em questão, mas, pela sua resenha, deve ser no mínimo, maravilhoso!
    Abração

  4. é eu comprei esses dias esse DVD e tirando esse parenteses ae da legenda em pt, d resto ele é muito bom, muita info detalhada dos fatos e imgs d arquivo quase nunca vistas. bom material. e o menu animado tbm é coisa mais linda!

    abraços =)

  5. admin

    November 7, 2011 at 7:32 pm

    Caro Raoni, já vi esse DVD inúmeras vezes, e certamente verei outras tantas. É um documentário maravilhoso sobre uma era importantíssima na carreira desse mestre que atente pelo nome Paul McCartney. Parabéns pela ótima aquisição, obrigado pela visita e volte sempre!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑