Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

DVD/CD de John Lennon parece pirata, mas não é

Por Fabian Chacur

Confesso que tomei um susto quando vi, em uma loja de CDs/DVDs localizada na avenida Paulista, em São Paulo, Live In New York City.

Trata-se de um DVD, também disponível no formato CD, que contém gravações feitas ao vivo em 30 de agosto de 1972 no Madison Square Garden em Nova York de um dos raros shows de John Lennon em sua carreira solo.

O espetáculo beneficente mostra o ex-beatle ao lado de Yoko Ono e da banda nova-iorquina Elephant’s Memory, acrescida do experiente baterista Jim Keltner, que participou de vários discos dele, Ringo Starr e muitos outros.

Mas qual seria a razão da surpresa, perguntaria o leitor de Mondo Pop? E a explicação é simples.

O lançamento é do selo independente brasileiro Gema, conhecido por seus produtos na área do forró e da música popular.

Para quem não sabe, Live In New York City saiu originalmente no formato vinil em 1986 pela EMI, que quatro anos depois também o disponibilizou em CD no mercado internacional.

A edição da gravadora Gema tem todo o jeitão de produto pirata em termos de embalagem, com direito a fotos desfocadas e poucas informações (praticamente nenhuma no CD e algumas no DVD).

Como não tenho nada a ver com essas disputas entre as empresas discográficas, o que vale ressaltar é que o produto está à venda no Brasil em lojas legalizadas, e por preço abaixo de R$ 14 (DVD) e R$12 (CD).

As músicas do CD original da EMI e da nova edição da Gema são exatamente as mesmas, mas seguindo uma ordem diferente, a saber:

EMINew York City, It’s So Hard, Woman Is The Nigger Of The World, Well Well Well, Instant Karma (We All Shine On), Mother, Come Together, Imagine, Cold Turkey, Hound Dog e Give Peace a Chance.

GemaImagine, Mother,Instant Karma (We All Shine On), Come Together,

Woman Is The Nigger Of The World, New York City, It’s So HardWell Well Well, Cold Turkey, Hound Dog e Give Peace a Chance.

O DVD da Gema inclui duas músicas adicionais que entram entre Hound Dog e Give Peace a Chance, ambas interpretadas por Yoko Ono: Sisters Oh Sisters (grafada erroneamente como Sister Oh Sister no DVD nacional) e Born In a Prison.

A notícia preciosa que darei é o fato de que tanto a qualidade de áudio como a de vídeo são boas, ainda mais se levarmos em conta se tratar de registros feitos há 38 anos. Muito melhor do que eu esperava.

As gravações em vídeo são as mesmas que a gente teve oportunidade de ver pela TV nos anos 80.

O desempenho de John Lennon nos vocais e guitarra é excelente, cantando com garra e esbanjando carisma.

Da banda que o acompanhou, o destaque é o excelente saxofonista Stan Bronstein, que rouba a cena em várias músicas.

Jim Keltner faz o esquema de duas baterias ao lado de Rick Frank. O resto do time inclui Yoko Ono batucando os teclados e soltando seus gritos habituais, Wayne Tex Gabriel na buitarra solo, John Ward no baixo e Gary Van Scyoc no outro baixo.

Bem-humorado, Lennon falou em um momento do show que “essas são algumas músicas que fiz após deixar os Rolling Stones”.

E emendou a seguir uma versão turbinada de Come Together, de sua verdadeira ex-banda.

O astro havia lançado na época o panfletário álbum duplo Some Time In New York City, do qual três músicas (cinco no DVD) são executadas.

De resto, temos uma dos Beatles (a já citada Come Together), músicas da carreira solo e também uma homenagem ao ídolo Elvis Presley, com a releitura do clássico Hound Dog.

Live In New York City é um registro fundamental para os fãs de John Lennon, especialmente se levarmos em conta a quase inexistência de gravações do roqueiro nos palcos ems ua carreira solo, ainda mais um show com 53 minutos de duração como esse aqui.

A capa do CD e do DVD, assim como partes do encarte, trazem caracteres em japonês, o que nos dá a possibilidade de pensar que a Gema pode ter negociado os direitos para o lançamento no Brasil com algum selo nipônico.

Mas já disse: não tenho nada a ver com isso… E a esse preço, trata-se de uma pechincha irrecusável.

Veja Imagine ao vivo, em Live In New York City:

3 Comments

  1. vladimir rizzetto

    December 31, 2010 at 10:00 pm

    Fabian, você acredita que eu nunca vi esse show????????
    Pois é…
    A julgar pelo set-list, eu diria que é do cara***!
    Ah, outra coisa: como você é bondoso quando se refere a Yoko… hehehe
    Grande abraço

  2. admin

    January 1, 2011 at 5:12 pm

    Vladimir, compre agora mesmo esse DVD! Custa apenas dez contos em uma loja na Paulista, quase esquina com a Brigadeiro Luiz Antonio, na qual você também acha o CD ao mesmo preço absurdamente baixo. E o show é realmente sensacional, mesmo se levarmos em conta que a Elephants Memory não é exatamente a melhor banda de rock de todos os tempos. Mas Lennon está no auge, muito a fim de cantar e tocar, e com um repertório fantástico. Imperdível, ainda mais a esse preço….. Grande abraço!!!

  3. Esse show é historico, ele cantando come together leva o madison square garden a baixo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑