Por Fabian Chacur

Nos próximos dias vou postar aqui um comentário sobre a sublime caixa Universal Tim Maia, que reúne oito CDs e um DVD de Tim Maia (1942-1998), um dos criadores e o rei absoluto da soul music brasileira.

Antes disso, no entanto, vou relembrar de algumas passagens que tive com essa figura durante minha carreira jornalística.

O primeiro encontro com o mestre deveria ter ocorrido em 1985, quando ele estava lançando o álbum Tim Maia, que inclui os sucessos Leva e Pede a Ela.

Lembro que cheguei no escritório da gravadora RCA (cujo acervo hoje pertence à Sony Music), que ficava na rua Dona Veridiana, no bairro paulistano de Santa Cecília, ansioso.

Afinal, ouço as músicas desse cidadão desde que eu era apenas um moleque.

Ao chegar na gravadora, a má notícia: o cara cancelou o papo que teria com a imprensa.

As boas notícias: ganhei o LP do cara, o primeiro disco que recebi de uma gravadora, e conheci a então assessora de imprensa da RCA, Miriam Martinez, que com o decorrer dos anos se tornou uma das pessoas mais importantes na minha vida profissional, além de grande amiga.

A chance de conhecer pessoalmente Dom Maia ocorreu no final dos anos 80, após uma apresentação dele no então Palace (hoje, Citibank Hall).

O show foi bacana, mas recheado daqueles “precisa afinar o baixo” que marcavam sua forma de interagir com a sua Banda Vitória Régia, uma das melhores da história da soul music brazuca.

Após a apresentação, Miriam me convidou para ir aos camarins. E lá, apertei a mão do mestre.

Ele parecia em outra dimensão. E não era para menos.

Em uma das mãos, segurava uma daquelas garrafinhas de uísque para se levar em bolsas e miguelar a consumação em bares e casas noturnas de preços mais caros.

Na outra, um baseado do tamanho de uma semana. Aliás, a nuvem nos camarins era digna da poluição paulistana…

O terceiro encontro ocorreu lá pelos idos de 1990, quando o Síndico estava lançando seus trabalhos por seu próprio selo.

A entrevista coletiva foi realizada em um hotel das antigas situado no centro de São Paulo.

Coincidência ou não, boa parte dos presentes estava acima do peso, incluindo eu, que se hoje sou gordinho, na época era um digno seguidor de Jotalhão e outros elefantes célebres.

Ao entrar na sala onde nos concederia a entrevista, o intérprete de sucessos como Você e Canário do Reino olhou para os presentes e soltou a frase clássica:

– Nossa, só tem gordo em São Paulo!

Nem é preciso dizer que abri a minha matéria, feita para o extinto Diário Popular, exatamente descrevendo essa “entrada triunfal” do cara.

Na época, ele estava divulgando o disco com releituras da bossa nova, e no final da coletiva, deu discos autografados para todos os presentes.

Minha última historinha com Tim ocorreu por volta de 1993, quando a música Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar) voltou às paradas e ele tinha um show agendado para São Paulo.

A apresentação rolaria em um final de semana, e entrei em contato com o fone que tinha em minha agenda. O próprio atendeu. Não perdi tempo.

– E aí, Tim, tudo bem? Seguinte: você vai fazer show aqui em São Paulo no final de semana e eu gostaria de fazer uma entrevista por telefone com você. Será que rola?

Resposta do figura:

– E aí, Fabian, tudo bem? Olha, liga para a minha assessora de imprensa, a (n. da r.: esqueci o nome da figura…) no fone x, que ela marca.

Lógico que eu não iria deixar a coisa assim, pois todos sabíamos que Tim vivia um momento no qual suas entrevistas se tornavam raras.

– Mas Tim, será que não daria para ser agora? Sabe como é, não vou demorar, e você tem negado entrevistas nos últimos tempos…

A resposta dela foi imediata:

– Como não vou dar entrevista? Vou dar, sim! Pode ligar para a minha assessora. Tá pensando que eu sou o Michael Jackson? Liga para ela, que ela marca. Como não vou dar entrevista?

E lá foi esta besta, digo, eu, ligar para a tal assessora.

– Oi, tudo bem? Eu sou o Fabian, do Diário Popular, e foi o próprio Tim quem me deu o seu número. Eu quero marcar uma entrevista com ele para falar sobre o show que ele fará aqui em São Paulo.

Aí, a resposta surrealista:

– Olha, Fabian, infelizmente o Tim Maia não irá dar entrevistas para divulgar esse show, viu? Vou ficar te devendo.

E não deu mesmo! Aliás, ele foi aparecer no programa do Jô Soares no início da semana seguinte após o show. Dá para encarar?