Por Fabian Chacur

Um dos grandes momentos da teledramaturgia brasileira foi a novela Vale Tudo.

Exibida originalmente de maio de 1988 a janeiro de 1989, refletiu o clima político da época, com direito a descrédito, institucionalização da corrupçao e o início de uma nova era democrática no país.

A reprise desse clássico na TV a cabo têm obtido grande audiência e levado a uma reapreciação do contexto no qual aquela atração foi parida.

A trilha sonora nacional da atração global incluiu 14 músicas, sendo que Brasil, de Cazuza e na interpretação de Gal Costa, serviu como abertura de cada novo capítulo.

O ex-cantor do Barão Vermelho comparece ele próprio com a sua belíssima bossa nova Faz Parte do Meu Show, enquanto sua ex-banda consegue grande sucesso com a agressiva e sacudida Pense e Dance.

O momento mais expressivo nessa trilha tão marcante, no entanto, foi mesmo a brilhante É, último grande sucesso nacional da carreira de Gonzaguinha.

Claro retrato de como as pessoas mais conscientes se sentiam na época, É tem a famosa frase “a gente não tem cara de babaca”, entre outras certeiras e sem papas na língua, estilo habitual do cantor e compositor carioca.

Na época (1988), tive a honra de entrevistar Gonzaguinha pela segunda vez, e um dos principais temas da conversa foi exatamente a utilização dessa música em Vale Tudo.

Ele comemorou o fato de É ser utilizada com frequência, e em alguns momentos, serem criados verdadeiros videoclipes para ela com cenas da atração global.

Vale Tudo Nacional foi lançada em CD em 2001 e atualmente está fora de catálogo, embora possa ser encontrada em algumas lojas por quem tiver um pouco de paciência.

  1. Brasil – Gal Costa
  2. Tá Combinado – Maria Bethânia
  3. Terra Dourada – João Bosco
  4. Pense e Dance – Barão Vermelho
  5. Pontos Cardeais – Ivan Lins
  6. A Sombra da Partida – Ritchie
  7. Todo Sentimento – Verônica Sabino
  8. É – Gonzaguinha
  9. Penso Nisso Amanhã – Nico Rezende
  10. Isto Aqui O Que É – Caetano Veloso
  11. Faz Parte do Meu Show – Cazuza
  12. Bésame – Jane Duboc
  13. Um Mundo Só Pra Nós (Eye In The Sky) – Gás
  14. Sem Destino – Léo Gandelman

Veja Gonzaguinha cantando É ao vivo na TV Cultura: