Por Fabian Chacur

Embora com atraso, não posso deixar de registrar em Mondo Pop a morte de um talentoso nome do pop rock internacional.

O cantor, compositor e músico escocês Gerry Rafferty se foi no dia 4 de janeiro deste 2011 no sul da Inglaterra, onde morava com a filha.

Nascido em 16 de abril de 1947, Rafferty tornou-se conhecido nos idos de 1973 como integrante do grupo Stealers Wheel.

O grupo, do qual também fazia parte Joe Egan (que em 1979 gravou o hit solo Back On The Road), teve como grandes sucessos Stuck In The Middle Of You (usado em 1992 na trilha do filme Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino) e Next To Me, esta última com enorme repercussão no Brasil.

Em 1978, o artista viveu o maior momento de sua carreira ao lançar o álbum solo City To City. O disco chegou ao primeiro lugar na parada americana, tirando de lá nada menos do que a trilha de Os Embalos de Sábado à Noite.

Duas grandes músicas ajudaram a impulsionar o sucesso deste excelente álbum: a balançada e deliciosa Right Down The Line e a inesquecível Baker Street, esta última um dos grandes hits dos anos 80.

Baker Street é uma daquelas músicas iluminadas, com direito a melodia belíssima, interpretação cool por parte do intérprete e um dos mais marcantes solos/riffs de sax de todos os tempos.

A canção voltou às paradas nos anos 90 em algumas regravações, entre as quais a do grupo Undercover, e também foi relida em shows pelos Foo Fighters e em um episódio dos Simpsons por Lisa Simpson.

Pena que, nos anos seguintes, Gerry não tenha conseguido manter o mesmo nível de repercussão, embora tenha gravado novos trabalhos e atuado ao lado de Mark Knopfler e outros nomes importantes do pop.

Ouça Next To Me, com o Stealers Wheel:

Veja o clipe de Stuck In The Middle Of You, com o Stealers Wheel:

Veja o clipe de Baker Street, com Gerry Rafferty:

Ouça Right Down The Line, com Gerry Rafferty: