Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

DVD conta a história do seminal Roxy Music

Por Fabian Chacur

O Roxy Music é uma das bandas mais influentes da história do rock.

Criada no início dos anos 70 pelo estudante de artes plásticas Bryan Ferry, concebeu uma sonoridade única composta pela fusão de rock básico, soul, rock progressivo e o que mais pintasse.

Tudo sob a batuta rígida de Ferry, sempre muito bem auxiliado por Phil Manzanera (guitarra) e Andy MacKay (sax e teclados), seus inseparáveis parceiros.

Capaz de atrair fãs tão distintos como John Taylor (Duran Duran), Siouxsie Sioux (Siouxsie And The Banshees), Steve Jones (dos Sex Pistols) e Nile Rodgers (do Chic), o Roxy Music fez história.

Com sua voz de crooner no melhor estilo Frank Sinatra, Ferry ajudou a criar um estilo musical ao mesmo tempo sofisticado, acessível e extremamente diversificado.

Álbuns como For Your Pleasure (1973), Siren (1975), Viva! The Live Roxy Music Album (1976), Manifesto (1978) e Avalon (1982) estão entre os momentos essenciais da história da música pop.

A carreira dos rapazes está muito bem contada no documentário The Story Of Roxy Music – More Than This, que a ST2 lançou há pouco no Brasil.

Com depoimentos de todos os integrantes e também dos artistas citados no início desta matéria, o filme mostra a banda desde os anos iniciais, quando contava com o hoje produtor Brian Eno (conhecido por seu trabalho com o U2 e inúmeros outros artistas), até o retorno aos shows do time, nos anos 2000, após quase 20 anos fora de cena

A narrativa é pontuada por registros ao vivo da época, que exemplificam bem a evolução da banda de 1972 até 1982, quando lançaram seu último álbum de estúdio, o belíssimo Avalon.

Todos os aspectos envolvendo o grupo são bem desenvolvidos, inclusive as capas de álbuns com modelos na capa (incluindo Jerry Hall, que anos depois foi mulher de Mick Jagger) e as mudanças constantes de baixistas.

De bônus, entrevistas adicionais e três performances na íntegra da banda em 2006, com as músicas Both Ends Burning (que me levou a virar fã dessa banda magistral, em 1976), Editions Of You e Do The Strand.

A única bola fora da ST2 foi não ter incluído legendas em português, embora as em inglês contidas no vídeo sejam suficientes para quem domina a língua britânica de forma razoável. Custava legendar, custava?

Um toque: Olympia, álbum solo de Bryan Ferry de 2010 que eu comentei aqui em Mondo Pop, conta com as participações dos integrantes do Roxy e merece a sua atenção. Discaço!

2 Comments

  1. Olá Fabian

    Pode abrir o champagne e comemorar: John Fogerty, a VOZ do Creedence em maio no Brasil.

    Abs
    André Luiz

  2. admin

    March 2, 2011 at 9:22 pm

    Grande notícia, sem sombra de dúvidas! Logo farei um post por aqui quando tiver tudo confirmado em termos de preços, locais etc. Esse é um show a não se perder de jeito algum. Muito obrigado pelo toque e pela visita, e volte sempre!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2022 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑