Por Fabian Chacur

O Journey, um dos grupos de rock mais populares dos anos 80, virá pela primeira vez ao Brasil em março.

Por enquanto, o quinteto americano tem apenas uma data confirmada por aqui: 30 de março na Via Funchal (rua Funchal, 65- Vila Olímpia – fone (0xx11) 3846-2300 – SP).

Os ingressos custarão de R$ 130 a R$ 250 e já estão a venda.

Com 37 anos de estrada, a banda traz dois integrantes originais.

São eles o guitarrista Neal Schon, que tocou na Santana Band em sua fase inicial (e áurea) no início dos anos 70 e o baixista Ross Valory, que antes integrou a Steve Miller Band.

O tecladista Jonathain Cain (ex- The Babys) substituiu em 1980 outro egresso da Santana Band original, o tecladista Gregg Rolie.

Cain trouxe para o som do grupo os timbres de teclados que tomavam conta do rock mais comercial da época, e o sucesso logo tomou conta do time.

Em 1981, ou seja, há 30 anos, o quinteto lançou seu primeiro álbum com o novo piloto de teclas.

Foi nada menos do que Escape, que atingiu o primeiro posto na parada americana e inclui os hits Don’t Stop Believin’, Who’s Crying Now e Open Arms.

Journey com Steve Perry, o quarto da esq/p/direita

Naquela fase, o grande chamariz do Journey era um vocalista que entrou no final dos anos 70, Steve Perry, que com sua voz potente e aguda ganhou fãs e mais fãs para a banda.

O quinteto deu uma parada em 1989, voltando à ativa na metade dos anos 90.

Steve Perry saiu fora, voltou por um curto período e depois de forma definitiva.

Completam a escalação atual, além dos citados Schon, Cain e Valory, o baterista Dean Castronovo, há mais de dez anos no time, e o jovem cantor Arnel Pineda.

Pineda, que é natural das Filipinas, assumiu o microfone do Journey em 2007, e já tem um álbum de estúdio com a banda, Revelation (2008).

Os rapazes pretendem lançar um novo trabalho ainda em 2011.

O interesse pelo Journey cresceu entre a molecada atual graças ao fato de o seriado Glee ter usado uma de suas músicas mais famosas, Don’t Stop Believin’, em um de seus episódios e, posteriormente, em um dos CDs de trilha sonora.

De certa forma, o quinteto americano pode ser considerado um dos criadores do hard rock mais melódico, que também ganhou o apelido de rock farofa nos anos 80, com direito a refrões grudentos, vocalizações caprichadas e teclados bem presentes.

Ouça a gravação original de Don’t Stop Believin’, com o Journey: