Mondo Pop

O pop de ontem, hoje, e amanhã...

Novo CD ao vivo mostra a força do Pearl Jam

Por Fabian Chacur

Nascido das cinzas do hoje lendário Mother Love Bone, o Pearl Jam acabou se tornando a mais importante e estável banda surgida no chamado movimento grunge do final dos anos 80/início dos 90 que também revelou Nirvana, Soundgarden e tantas outras.

Há 20 anos na estrada, o quinteto liderado pelo cantor, compositor e músico Eddie Vedder conquistou fãs nos quatro cantos do planeta e se firmou como uma banda original, energética e sem amarras.

Eles soam ora hard rock, ora punk, ora folk, ora heavy, sem nunca ter medo de romper limites.

Além do vozeirão e do carisma de Mr. Vedder, o time tem também Mike McCready (guitarra), Stone Gossard (guitarra), Jeff Ament (baixo), Matt Cameron (bateria) e Kenneth Boom Gaspar (teclados).

Eles tocaram por aqui no final de 2005 e desde então os fãs aguardam ansiosos por um retorno dos caras. Tomara que isso ocorra!

Enquanto tal sonho não se materializa, uma boa forma de se matar saudades da energia a mil do grupo americano é ouvir Live On Ten Legs, seu novo trabalho ao vivo.

O título e a apresentação lembram propositadamente Live On Two Legs, primeiro ao vivo oficial de Eddie Vedder e sua turma.

O repertório inclui 18 faixas gravadas em shows diversos realizados entre 2003 e 2010.

Infelizmente, ficaremos sem saber onde e quanto foram registradas cada música, pois essas informações não constam do álbum. Uma pena.

No entanto, a mixagem tornou o repertório coeso e dando a impressão de conter um único show feito de ponta a ponta, sem pausas.

Temos aqui canções de todas as fases da banda, incluindo hits como Alive, Jeremy, Spin The Black Circle e Rear View Mirror.

O lado mais acústico deles aflora na belíssima Just Breathe, enquanto sua capacidade de reler com fúria e categoria material alheio se apresenta em Public Image, da banda Public Image Ltd, de John Lydon (ex-Sex Pistols).

Live On Ten Legs é a prova concreta de que o Pearl Jam se manteve forte e intenso durante a primeira década do século 21, tocando com precisão, garra e personalidade seus hits sem soar datado.

Ouça e veja a letra e tradução de Just Breathe:

2 Comments

  1. Fabian, está aí um CD que todos que curtiram o movimento grunge tem que ter na prateleira.

  2. admin

    February 19, 2011 at 11:32 pm

    Concordo plenamente, Edu. Discaço, de uma banda que continua relevante, 20 anos depois de seu surgimento, além de fiel a seus próprios princípios e a seus milhões de fãs. Adoraria ter visto o show deles no Brasil…. fica para uma próxima, se Deus quiser! Obrigado pela visita e grande abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

© 2024 Mondo Pop

Theme by Anders NorenUp ↑